IECPN: Simpósio em Neurointensivismo no RJ reúne especialistas nacionais e internacionais

Nesta sexta-feira, 31, ocorreu a abertura do Internacional Symposium of Neuro-Intensive Care (ISNIC), promovido pela equipe de Neurointensivistas do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), administrado integralmente pela Pró-Saúde no Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de promover a melhora do desfecho de pacientes com doenças neurológicas graves através da colaboração multiprofissional e da disseminação do conhecimento científico, convidados nacionais e internacionais expoentes na área de Medicina Intensiva em geral e do Neurointensivismo debateram temas comuns do cotidiano dos pacientes neurocríticos. Paulo Niemeyer, em seu discurso de abertura, destacou que o neurointensivismo é uma especialidade relativamente nova e “que esse simpósio visou, inclusive, atrair jovens para esta formação”. Ele também falou sobre a idealização do Instituto Estadual do Cérebro e sobre tudo que já foi realizado desde sua inauguração em agosto de 2013. “Já fizemos mais de mil cirurgias, e agora temos um prédio anexo sendo construído, o que nos dará maiores possibilidades. Obrigada a toda equipe que fez e faz parte disso”.

Fábio Miranda, coordenador da Neuro UTI do IECPN, ressaltou a importância da unidade no estado, que vem oferecendo o que há de melhor e mais moderno na neurocirurgia e no neurointensivismo mundiais, tudo pelo SUS. “É uma trabalho que nos dá prazer porque podemos contar com todo equipamento de ponta disponível no mercado. E o que mais me fascina é o capital humano que temos. Gostaria de parabenizar toda a equipe do IECPN e também a que organizou esse simpósio”.

A programação – dia 30 ao dia 1, foi toda focada na qualidade científica, o que incluiu cursos pré-congresso, cobrindo aspectos teóricos e práticos da monitorização com Eletroencefalograma e Doppler Transcraniano na UTI, além de cursos direcionados para o cuidado de Enfermagem e para a reabilitação precoce dos pacientes neurológicos grave.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde