Hospital Yutaka Takeda comemora 31 anos de funcionamento

José Ribamar Lima é colaborador do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, desde que a unidade abriu as portas, em 1986. E, ao longo desses 31 anos, ele mostra satisfação em trabalhar na instituição. “Sou auxiliar de lavanderia e gosto muito do meu trabalho e do que eu faço. Aqui, conquistei minha morada e várias coisas, como finalizar o meu ensino médio por incentivo do hospital”, conta José.

A unidade completou 31 anos de funcionamento nesta quarta-feira, 15/3. Para comemorar a data, uma missa em ação de graças foi celebrada e um almoço musical, com voz e violão, foi proporcionado para os colaboradores e usuários. O hospital foi construído pela empresa Vale.

A unidade atualmente conta com 343 profissionais que garantem a assistência segura e de qualidade aos usuários. Trabalhando há quase nove anos na unidade, Alaíde Pereira é um exemplo de superação no hospital. Ela começou a trabalhar no Serviço de Processamento de Roupa (SPR), depois se tornou líder do setor e, agora, é técnica de Enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Alaíde relata que um dos seus sonhos é poder atuar também no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. “Eu me sinto muito feliz por ter tido essas oportunidades aqui no hospital, e espero sempre estar me aperfeiçoando para estar pronta para novas oportunidades aqui no HYT”, comentou Alaíde.

Agradecida, a técnica lembrou da conquista da sua casa própria. “Quando cheguei em Parauapebas, morei de aluguel quase cinco anos e, com a minha renda do hospital, consegui comprar um lote e construir a minha. Hoje, graças a Deus, moro na minha residência”, relatou Alaíde.

Possuindo estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade, as instalações do hospital comportam ambulatório para consultas eletivas, pronto-socorro 24h, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, alcançando a marca de 40 leitos. O Centro Cirúrgico possui três salas de cirurgias, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica.

O Hospital Yutaka Takeda oferece atendimento em 21 especialidades, sendo elas: Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumopediatra, Psicologia, Psiquiatria e Urologia. E, ainda, oferta 15 serviços de diagnóstico, como ecocardiograma, mamografia digital, raio-x digital e ultrassonografia.

O hospital ainda conta com programas e projetos voltados para comunidade. O curso para gestantes “Laços de Ternura” acontece trimestralmente envolvendo usuárias de Parauapebas e Carajás. As palestras são ministradas por diversos profissionais da área da saúde. O programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde” é voltado para os residentes da Serra dos Carajás. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, na Praça da Rua Jarí, e é conduzido pelo Educador Físico do hospital.

Humanização

O Hospital Yutaka Takeda também se preocupa em prestar uma assistência humanizada, e para isso conta uma comissão especifica, que trabalha projetos e ações ao longo do ano que contemplam os usuários, pacientes e acompanhantes. O projeto “Amigo do Peito” incentiva a amamentação exclusiva. O “Momento Divertix” torna o período de internação das crianças menos estressante por meio da ludoterapia (tratamento que se vale de jogos e divertimentos). O “Momento de Fé” proporciona semanalmente o acolhimento por meio de celebrações religiosas e visitas de líderes religiosos aos pacientes internados. O “Passatempo do HYT” busca entreter os usuários com caças palavras, jogos dos setes erros, sudoku e palavras cruzadas enquanto aguardam atendimento, entre outros.

Qualidade e segurança

Tendo como diferencial um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) atuante e uma equipe multiprofissional, o HYT possui sete protocolos de Segurança do Paciente. São eles: Identificação do Paciente, Comunicação Segura, Segurança nos Medicamentos, Cirurgia Segura/Parto Seguro, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão de Pele, além de protocolos clínicos e assistenciais que ajudam a promover a segurança do paciente e contribuem para a recuperação mais rápida dos mesmos.

Homenagem no nome

O nome da unidade é em homenagem ao presidente da siderúrgica Nippon Steel Corporation na época, empresa parceira da Companhia Vale do Rio Doce. Yutaka Takeda foi o doador do primeiro aparelho de raio-x transportável do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde