Hospital Yutaka Takeda comemora 31 anos de funcionamento | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital Yutaka Takeda comemora 31 anos de funcionamento

20/03/2017

Hospital Yutaka Takeda comemora 31 anos de funcionamento

José Ribamar Lima é colaborador do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, desde que a unidade abriu as portas, em 1986. E, ao longo desses 31 anos, ele mostra satisfação em trabalhar na instituição. “Sou auxiliar de lavanderia e gosto muito do meu trabalho e do que eu faço. Aqui, conquistei minha morada e várias coisas, como finalizar o meu ensino médio por incentivo do hospital”, conta José.

A unidade completou 31 anos de funcionamento nesta quarta-feira, 15/3. Para comemorar a data, uma missa em ação de graças foi celebrada e um almoço musical, com voz e violão, foi proporcionado para os colaboradores e usuários. O hospital foi construído pela empresa Vale.

A unidade atualmente conta com 343 profissionais que garantem a assistência segura e de qualidade aos usuários. Trabalhando há quase nove anos na unidade, Alaíde Pereira é um exemplo de superação no hospital. Ela começou a trabalhar no Serviço de Processamento de Roupa (SPR), depois se tornou líder do setor e, agora, é técnica de Enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Alaíde relata que um dos seus sonhos é poder atuar também no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. “Eu me sinto muito feliz por ter tido essas oportunidades aqui no hospital, e espero sempre estar me aperfeiçoando para estar pronta para novas oportunidades aqui no HYT”, comentou Alaíde.

Agradecida, a técnica lembrou da conquista da sua casa própria. “Quando cheguei em Parauapebas, morei de aluguel quase cinco anos e, com a minha renda do hospital, consegui comprar um lote e construir a minha. Hoje, graças a Deus, moro na minha residência”, relatou Alaíde.

Possuindo estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade, as instalações do hospital comportam ambulatório para consultas eletivas, pronto-socorro 24h, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, alcançando a marca de 40 leitos. O Centro Cirúrgico possui três salas de cirurgias, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica.

O Hospital Yutaka Takeda oferece atendimento em 21 especialidades, sendo elas: Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumopediatra, Psicologia, Psiquiatria e Urologia. E, ainda, oferta 15 serviços de diagnóstico, como ecocardiograma, mamografia digital, raio-x digital e ultrassonografia.

O hospital ainda conta com programas e projetos voltados para comunidade. O curso para gestantes “Laços de Ternura” acontece trimestralmente envolvendo usuárias de Parauapebas e Carajás. As palestras são ministradas por diversos profissionais da área da saúde. O programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde” é voltado para os residentes da Serra dos Carajás. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, na Praça da Rua Jarí, e é conduzido pelo Educador Físico do hospital.

Humanização

O Hospital Yutaka Takeda também se preocupa em prestar uma assistência humanizada, e para isso conta uma comissão especifica, que trabalha projetos e ações ao longo do ano que contemplam os usuários, pacientes e acompanhantes. O projeto “Amigo do Peito” incentiva a amamentação exclusiva. O “Momento Divertix” torna o período de internação das crianças menos estressante por meio da ludoterapia (tratamento que se vale de jogos e divertimentos). O “Momento de Fé” proporciona semanalmente o acolhimento por meio de celebrações religiosas e visitas de líderes religiosos aos pacientes internados. O “Passatempo do HYT” busca entreter os usuários com caças palavras, jogos dos setes erros, sudoku e palavras cruzadas enquanto aguardam atendimento, entre outros.

Qualidade e segurança

Tendo como diferencial um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) atuante e uma equipe multiprofissional, o HYT possui sete protocolos de Segurança do Paciente. São eles: Identificação do Paciente, Comunicação Segura, Segurança nos Medicamentos, Cirurgia Segura/Parto Seguro, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão de Pele, além de protocolos clínicos e assistenciais que ajudam a promover a segurança do paciente e contribuem para a recuperação mais rápida dos mesmos.

Homenagem no nome

O nome da unidade é em homenagem ao presidente da siderúrgica Nippon Steel Corporation na época, empresa parceira da Companhia Vale do Rio Doce. Yutaka Takeda foi o doador do primeiro aparelho de raio-x transportável do hospital.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso