Campanha do Hospital Regional de Santarém arrecada 83 bolsas de sangue

Maior consumidor de sangue da região oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), conseguiu coletar 83 bolsas de sangue durante campanha realizada na unidade, na terça e quarta-feira, 14 e 15/3. A ação é fruto de uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A campanha é realizada anualmente e tem por objetivo ajudar na reposição do estoque de sangue do Hemopa, assim como orientar aos colaboradores, acompanhantes e visitantes sobre a importância do ato. “É muito importante porque ajuda outras pessoas que estão precisando. Espero que as pessoas também façam esta doação para ajudar a salvar vidas”, diz a dona de casa Maria da Conceição, que estava no hospital para uma consulta médica e aproveitou a oportunidade para doar sangue.

O supervisor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Dênis Vasconcellos, doa sangue regularmente. E, por trabalhar na área da saúde, sabe muito bem o quando esse gesto é fundamental para salvar vidas. “É uma forma de contribuir com a sociedade. É importante que as pessoas que tenham condição de doar, contribuam com quem precisa de sangue dentro dos hospitais. E, por trabalhar em um local desse, a gente observa como a falta de sangue no banco pode afetar as pessoas que precisam de atendimento”, conta.

A campanha é realizada pela Agência Transfusional em parceria com o Comitê Transfusional do HRBA – unidade pública de saúde, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “O Hospital Regional é o maior consumidor de sangue do oeste do Pará, por conta dos serviços ofertados em média e alta complexidades. Nós já realizamos, diariamente, orientação aos familiares dos pacientes internados sobre a importância da doação de sangue. Mas, pelo menos uma vez por ano, o hospital se dedica a fazer essa campanha maior”, explica a bioquímica da Agência Transfusional, Rose Grace.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde