Hospital Yutaka Takeda realiza bate-papo sobre biossegurança

Para reforçar os procedimentos que visam evitar e/ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos à biodiversidade, os colaboradores do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), participaram de um bate-papo sobre o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos inerentes as suas atividades.

Organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a ação foi promovida a partir de uma blitz do conhecimento, conduzida pelas técnicas de Segurança do Trabalho, Maria Rodrigues e Otoniele Baía, e pela enfermeira do SCIH, Juliana Leme.

Na oportunidade, as colaboradoras abordaram, com as equipes, temas como os riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho e que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, em função de sua natureza, tempo de exposição, concentração ou intensidade, além dos cuidados com os materiais perfurocortantes e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual.

Satisfeita com as orientações recebidas, a técnica de Enfermagem Elzivane Mendes considerou o bate-papo bastante esclarecedor por ter alertado para a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual. “Gostei muito da ação, nós ficamos sabendo de muitas coisas, como, prestar atenção na validade das máscaras que usamos e guardá-las de forma correta, além de reforçar a questão dos riscos ambientais aos quais estamos expostos. Foi bem legal!”, disse Elzivane.

A técnica de Segurança do Trabalho, Maria Rodrigues, explicou que a iniciativa acontece anualmente e usa como base o Manual de Biossegurança da unidade. “Reforçamos também com os colaboradores que o nosso manual encontra-se disponível para eles acessarem, a qualquer momento, no nosso sistema de gestão e em pastas físicas nos setores, para facilitar o acesso às informações”, comentou Maria.

Para contemplar todos os setores, a ação segue durante toda essa semana.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde