Hospital Regional de Marabá incentiva uso consciente de energia elétrica

Empenhadas em melhorar a qualidade de vida da população, dentro e fora das unidades, instituições de saúde de todo o mundo reúnem esforços para promover sustentabilidade. Assim, suas ações são planejadas a partir das necessidades atuais, mas com o compromisso de garantir o bem-estar das gerações futuras. Pensando nisso, nesta semana, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), referência em atendimento para 22 municípios da região, realiza a primeira edição da campanha ''Consumo Consciente de Energia: sua atitude faz a diferença!'', voltada para usuários e colaboradores da unidade.

A programação foi aberta nesta segunda-feira, 13/3, com uma palestra sobre hábitos que podem ajudar a economizar na conta de energia elétrica. Um material educativo foi criado pelo Núcleo de Comunicação da entidade no Pará, identificando essas atitudes, para ser disseminado em toda a unidade.

Segundo o supervisor de Manutenção da unidade, Tiago Seabra, ''é importante que todos se sintam responsáveis pelo uso consciente dos recursos naturais e passem a ter atitudes que, ao final do mês, vão impactar significativamente na conta de energia paga pela unidade. Mas não só isso, que eles levem para casa essas orientações para sentir a diferença lá também''.

Para conferir a adesão dos colaboradores à iniciativa, o HRSP fará uma blitz educativa nesta terça-feira, 14/3, ao longo do dia. E, na quarta-feira, às 16h, promoverá mais um bate-papo sobre o assunto, com a participação do colaborador da empresa Vale, Josimar Silva.

A campanha é organizada pela Comissão de Sustentabilidade, composta por profissionais de diversos setores da entidade. Dentre as atribuições do grupo destacam-se contribuir para o emprego de melhores práticas, principalmente em seus aspectos de sustentabilidade, e propor ações de mitigação de riscos socioambientais, com o intuito de minimizá-los, atuando de forma preventiva.

Boas práticas

Para reduzir o consumo de energia elétrica na unidade, dentre outras ações, o Hospital Regional do Sudeste do Pará utiliza um gerador nos horários de maior valor da tarifa. O equipamento é usado de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, gerando uma economia mensal de R$ 20 mil.

Em 2015, o compromisso do HRSP em reduzir os custos na unidade foi reconhecido pelo Projeto Hospitais Saudáveis, associação sem fins lucrativos, dedicada a transformar o setor de saúde em exemplo no que diz respeito à proteção do meio ambiente e à saúde da comunidade. Na ocasião, dois casos de estudo do Hospital Regional de Marabá foram certificados pela associação, um referente ao consumo de energia elétrica e outro relacionado à água.

Seminário

Paralelo à campanha do HRSP, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade responsável pela gestão do Hospital Regional de Marabá e outras cinco unidades públicas no Pará, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove o I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis, em Belém. O evento, que é organizado em parceria com o Projeto Hospitais Verdes e Saudáveis, acontece nos dias 14 e 15 de março, tendo como tema ''Os desafios do setor de saúde na Amazônia frente às mudanças climáticas''.   

Durante a programação, que reunirá profissionais de renome nacional da área, serão apresentados os avanços na promoção da sustentabilidade por três unidades públicas do Pará: o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), ambos em Belém, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Os três fazem parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e são membros da rede dos Hospitais Verdes e Saudáveis.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde