Médico do Hospital 5 de Outubro alerta sobre prevenção da doença renal

O urologista do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, Rodrigo Trivelato, participou de um bate-papo na Rádio Correio sobre prevenção de doenças renais crônicas. O médico alertou sobre as complicações que o excesso de peso pode provocar nas pessoas e como hábitos simples podem ajudá-las a manter os rins saudáveis. A entrevista foi concedida no Dia Mundial do Rim, 9 de março. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia abordou, justamente, a relação entre a doença renal e a obesidade.

Aos ouvintes da emissora, Trivelato explicou que a doença é considerada silenciosa, pois não apresenta sintomas na fase inicial. Em geral, os sinais são percebidos em estágios mais avançados, como vontade constante de ir ao banheiro à noite, urina espumosa ou com sangue, inchaço no corpo, perda do apetite, náuseas e vômitos.

O urologista informou que a primeira forma de prevenir a doença é manter um estilo de vida saudável, com alimentação adequada, prática regular de atividade física, ingestão de bastante água, controle de diabetes e hipertensão arterial e, ainda, consulta periódica com médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade vem crescendo cada vez mais no Brasil. Estima-se que mais da metade da população do País esteja nessa condição, o que aumenta de duas a sete vezes a chance de desenvolver problemas nos rins. A obesidade também eleva o risco de morte e contribui para o surgimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias (distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), transtornos emocionais e doenças cardiovasculares.

Durante a entrevista à Rádio Correio, o médico também comentou sobre infecção urinária, cálculo renal e temas relacionados à Urologia Pediátrica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde