Hospital Regional de Marabá orienta sobre prevenção do câncer do colo de útero

Nesta sexta-feira, 10/3, o ginecologista Francisco de Assis Alves orientou usuárias e colaboradoras do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sobre prevenção do câncer do colo de útero.

Segundo o médico, que coordena o Serviço de Obstetrícia de Alto Risco da instituição, mais de 90% dos casos estão relacionados ao papilomavírus humanos (HPV), a doença sexualmente transmissível mais comum. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero são: tabagismo, número elevado de gestações, imunidade baixa persistentemente e idade.

O bate-papo integrou a agenda da “Semana da Mulher”, promovida pela instituição para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na última quarta-feira, 8/3.

A técnica de Enfermagem do HRSP, Simone Oscar, participou da palestra. “De forma muito objetiva e simples, ele falou sobre um assunto que toda mulher precisa estar informada. Até porque, como o próprio médico falou, há problemas que, muitas vezes, tiram o nosso sono porque não temos o esclarecimento devido”, comentou a colaboradora.

Para o médico, a inclusão desse assunto na programação demonstra o compromisso do hospital em promover a saúde e capacitar a equipe. “As pessoas que assistiram à palestra se tornarão multiplicadoras dessa informação, ou seja, além do autocuidado, elas ainda vão poder repassar essa informação adiante. Isso demonstra o compromisso que o hospital tem com a formação técnica dos seus colaboradores”, afirmou Francisco.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde