Usuárias e colaboradoras aproveitam “Semana da Mulher” no Hospital Regional de Santarém

As mulheres que fazem parte do dia a dia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram de diversas ações na programação da “Semana da Mulher”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março. Usuárias e colaboradoras tiveram momentos de descontração, beleza e cuidados com a saúde ao longo da semana. A programação começou na segunda-feira, 6, e termina sexta, 10.

As pacientes internadas tiveram corte de cabelos e esmaltação de unhas. “Nossa intenção foi de elevar a autoestima e valorizar a beleza das nossas pacientes internadas nesse dia tão especial, buscando, assim, seu bem-estar e, consequentemente, auxiliando no processo de recuperação”, diz a presidente do Comitê de Humanização, Karina Cunha.

Proporcionando e estimulando cuidados à saúde, o HRBA, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), disponibilizou exames de mamografia (para colaboradoras com 40 anos ou mais, ou com caso de câncer na família) e preventivo do câncer de colo uterino (PCCU). As mulheres ainda contaram com sessões de massagem, auriculoterapia e tratamento de beleza.

A auxiliar administrativa Suely Rebelo, de 39 anos, vai realizar a mamografia porque tem casos de câncer na família. Para ela, é importante se cuidar. “Quanto antes fizermos os exames, melhor será. E, se caso precisar de tratamento, terá melhor resultado. Desde que eu soube dos casos em minha família, e também por ser muito sedentária e não ter a alimentação ideal, eu estou tentando me cuidar”, conta.

Também foram realizadas duas palestras. Uma abordou a prevenção e cuidados contra os cânceres de mama e de colo de útero, ministrada pela médica do trabalho, Marília Godinho, e a outra teve a temática da violência contra a mulher, abordada pela delegada Andreza Alves.

A programação da “Semana da Mulher” é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em conjunto com Recursos Humanos, Diretoria de Ensino e Pesquisa e Comitê de Humanização. “O objetivo das ações é prestigiar, também, as colaboras da unidade, em que representam 70% do nosso quadro, e valorizar esta data. A mulher, em nossa empresa, representa competência, dedicação e seriedade”, finaliza Erlom Sena.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde