IEC promove ações para celebrar o Dia da Internacional Mulher e um ano do Projeto Zika

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03), mães atendidas no Projeto Zika e mulheres que compareceram à consulta no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), foram recebidas com uma homenagem. A celebração comemorou também o primeiro ano do projeto.

Entre os presentes, estiveram o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, o diretor do IEC, Paulo Niemeyer Filho, a coordenadora da Pediatria do IEC, Fernanda Fialho, e o personagem Dezinho, criado pela SES-RJ para mobilizar a sociedade no combate ao Aedes aegypti. A ideia foi aproveitar o momento para lembrar a importância da mobilização para evitar a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a chikungunya e o Zika vírus – que, durante a gravidez, pode causar a microcefalia.

O secretário de Saúde parabenizou as mães do Projeto Zika por assumirem o desafio da maternidade com valentia e muito amor. “Ao homenagear estas mães, esperamos que todas as mulheres, mães ou não, recebam a nossa homenagem pelo dia de hoje”, disse Luiz Antônio Teixeira Jr.

“Fiquei muito feliz com a homenagem. Como todas as mulheres, temos nossas lutas diárias e superamos desafios. A data é importante, mas o dia da mulher deve ser lembrado todos os dias”, afirmou Cristiane Ferreira, com o pequeno José no colo. Comemorando 1 ano e três meses, o menino ainda ganhou bolo e parabéns de toda a equipe do IEC. Todas as mulheres presentes no evento ganharam rosas e participaram de um lanche.

Ainda como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, as colaboradoras do IEC ganharam dois dias de massagem terapêutica e participaram da palestra “A Valorização da Mulher”, ministrada pela advogada e vice-presidente da OAB Mulher, Solange Moura.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde