Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebe prêmio internacional de sustentabilidade

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) recebeu na manhã desta quinta-feira (23), o prêmio internacional “2020 Challenge Climate Champion Awards 2016”, que homenageia as unidades de saúde que desenvolvem ações de sustentabilidade.

O prêmio é concedido pelas redes Global Green and Healthy Hospitals e Hospitais Verdes e Saudáveis. O hospital foi premiado em duas categorias: “Energia Renovável” e “Resiliência Climática”.

A categoria “Energia Renovável” é consequência da utilização de energia solar no aquecimento de água, por meio dos 60 painéis solares existentes na cobertura do hospital, que resultam em uma economia estimada em 10%.

Já a “Resiliência Climática” é resultado da elaboração do inventário de emissão de gases de efeito estufa, que permitiu a visualização do impacto gerado pela operação do hospital em meio as mudanças climáticas.

O Hospital Municipal também é o único 100% SUS (Sistema Único de Saúde) a conquistar o prêmio internacional deste ano.

Apenas 29 unidades ou centros de saúde receberam o prêmio. Entre elas, referências internacionais como a Sustainable Development Unit for the NHS (Reino Unido) e Kaiser Permanente (Estados Unidos).  Hospitais de 133 países, incluindo EUA, Canadá e continente europeu, disputaram a premiação.

 

Cerimônia

O prêmio foi entregue pelo presidente da Rede de Hospitais Verdes e Saudáveis, Vital Ribeiro, ao prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, e ao secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

Em sua fala, Ribeiro destacou a participação da Pró-Saúde na gestão do hospital e afirmou a que a preservação do meio ambiente é aplicável em qualquer segmento.

“O Hospital Municipal passa a ser um exemplo de que é possível conciliar uma atividade tão importante quanto o atendimento em saúde com uma gestão sustentável de preservação de recursos”, afirmou Ribeiro.

Já o prefeito Marcus Melo ressaltou que o prêmio conquistado é consequência de um trabalho que deu certo. “Estamos diante de um modelo de gestão que precisa ser seguido. Todos estão de parabéns. Nosso desafio agora é manter este padrão de qualidade que alcançamos em tão pouco tempo”, destacou.

Elizabeth Leonetti, diretora de Gestão de Pessoas da Pró-Saúde, observou que a sinergia que existe entre os colaboradores como um fator determinante para os propósitos da unidade. “A conquista do prêmio é resultado sinérgico em busca de boas práticas para a sustentabilidade de nosso planeta e isso inclui a missão de cuidar das pessoas. Ser um hospital saudável é cuidar de gente inserida em um contexto ambiental também saudável”, comentou.

Também presente no evento, o diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Correa, lembrou que o hospital foi projetado para ser sustentável e destacou o modelo de gestão. “Esta unidade tem na sustentabilidade o seu diferencial e foi por meio dela que alcançamos o mesmo patamar de grandes grupos. A gestão sustentável é um caminho sem volta e as ações vão ser ampliadas”, adiantou.

Também participou da cerimônia, o gerente de Operações Paulo Viol e a gerente Administrativo, Flávia Rosse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde