Hospital Yutaka Takeda celebra três anos do programa “Carajás com Saúde”

Hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida e ajudam a prevenir doenças. Dessa forma, comprometido com a promoção da saúde, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), incentiva a prática de exercícios físicos por meio do programa 'Carajás com Saúde'. A iniciativa completou três anos neste mês e, segundo as participantes, tem contribuído para mudar a vida de muitos moradores da Serra dos Carajás, como Zilma Freitas, que fez questão de estar presente na comemoração do aniversário do programa.

 “Espero que o ‘Carajás com Saúde’ nunca acabe, pois ele mudou muita coisa na minha vida. O convívio com o grupo faz muito bem para nossa saúde e para nossa autoestima”, comentou Zilma.

Integrante desde o inicio do programa, Lucilene Gonçalves, relata que as atividades propiciadas pelo programa melhoraram consideravelmente o seu condicionamento físico. “Não gosto de faltar às aulas, porque elas me ajudam a ter mais ânimo. Minha vida mudou completamente e não me vejo mais sem atividade física”, disse Lucilene.

Quem também aprova a iniciativa do hospital é Keila Barbosa, que está no programa há dois anos. “Para mim, essas atividades são sinônimo de saúde. Antes não tínhamos isso no núcleo e, agora, as mulheres saem de casa para praticar exercícios físicos e fazer novas amizades, esses são os maiores benefícios”, destaca Keila.

Atualmente com 140 integrantes ativos, o 'Carajás com Saúde' disponibiliza atividade física gratuitamente para as famílias que residem na Serra dos Carajás, incentivando-as a terem uma vida mais saudável. As aulas acontecem ao ar livre, na praça da Rua Jarí, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, e às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h.

Segundo o educador físico Christiano Cerqueira, responsável por ministrar as aulas, além de proporcionar qualidade de vida e ajudar os participantes na redução de peso, a iniciativa influencia no bem-estar mental. “Eu ouço o feedback dos participantes e muitos relatam que se sentem mais dispostos para executarem sua rotina diária e que uma das maiores motivações é a ótima interação que existe entre o grupo”, argumentou.

Comemoração

Organizada pelo setor de projetos do Hospital Yutaka Takeda, a programação de aniversário do programa contou com a apresentação da banda local Nucle-on, além de dança regional com os grupos Kuarpinho e Anauah (grupo composto por algumas integrantes do programa), concurso da melhor camisa customizada com a logomarca do programa, dinâmicas e o tradicional parabéns, no dia 10/2.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde