Hospital Metropolitano promove workshop para o desenvolvimento de líderes

O desenvolvimento de líderes de alta performance vai impactar favoravelmente na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Sob esta premissa, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) ofereceu aos gestores o workshop “Mais Atitude, seja líder de si mesmo”, ministrado por Tânia Miranda, cujo currículo é vasto, tendo 26 anos de experiência em Marketing, certificação do Instituto Mastermind, sendo coach pela Sociedade Brasileira de Coach e certificação e liderança global pela Universidade da Califórnia. Tânia já conduziu palestras pelo Brasil defendendo a ideia de que o maior patrimônio de uma instituição não são as pessoas, e sim as pessoas certas nos lugares certos. “Descobrir isso é a alta performance”, garante.

Tânia conversou com 38 líderes das áreas administrativas e assistenciais durante aproximadamente quatro horas. De acordo com ela, foi possível verificar um engajamento dos colaboradores da unidade de saúde. “Na área de comportamento, ainda que você esteja na frente de uma plateia, você está lidando com pessoas. E elas mandam sinais. Eu me aproximo de pessoas que estão fechadas. No final, consigo dizer quem realmente se permitiu (a participar)”, comentou.

Para a coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Metropolitano, psicóloga Renata Dolzane, as dinâmicas foram descontraídas, o que proporcionou momento de revelação de perfil e estilos de Liderança. “Houve a promoção da reflexão coletiva, visando acréscimos de comportamento, principalmente, no que tange competências essenciais de um líder”, frisou a psicóloga.

Uma das dinâmicas utilizadas envolveu músicas nacionais e famosas. Os colaboradores tiveram que interpretá-las, divididos em dois grupos. Tânia argumentou que, nesse momento, é possível identificar pessoas que estão ou são extrovertidas. “Mas tem muito a oferecer. A timidez não é uma fragilidade. É uma forma de ser. Lidar com a diversidade é um grande desafio”, afirmou a coach. “Todo mundo está ansioso, angustiado, cenário econômico e social desafiador, como nunca na história desse país. Isso se reflete no comportamento do dia a dia”, alertou Tânia, abordando aspectos comportamentais.

 

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética da unidade, Edilssa Carla, por sua vez, comentou a respeito da funcionalidade do workshop tanto para aspectos profissionais quanto pessoais. “Uma das coisas que mais me marcou, diz respeito a meta de leitura que foi estabelecida. Eu já comecei a ler um livro e estou com uma meta de leitura até o final do ano. Aliás, já tracei metas para 2017, com estratégias e direcionamento também a partir do workshop”, afirmou a nutricionista.  

Tânia defendeu a ideia de que a leitura de livros amplia a visão. “É decisão de cada levar um pouco do conhecimento adquirido para uma vida de ação. A equipe do Hospital Metropolitano foi muito carinhosa, generosa e todos estão preparados para receber treinamento. Você percebe que as pessoas estão atentas, participaram, se entregaram à dinâmica e estão prontas para fazerem uma caminhada em alta performance. Isso vai se refletir nos resultados do próprio hospital”, argumentou Tânia.

Serviço:

O workshop 'Mais Atitude, seja líder de si mesmo' aborda planejamento estratégico e resiliência como aspectos fundamentais para um trabalho focado, objetivando alcançar a alta performance. O projeto utiliza a metodologia 'Master Mind', um treinamento criado há mais de cem anos pelo americano Napoleon Hill, propondo ensinamentos relacionados a objetivos definidos, alta performance, poder pessoal, planejamento estratégico e inteligência emocional. O objetivo é multiplicar talentos, por meio de mudanças em aspectos da vida profissional, pessoal e financeira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde