Hospital Metropolitano inaugura consultório nutricional em prol da qualidade de vida dos colaboradores

Com o objetivo de conscientizar sobre hábitos alimentares saudáveis, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) vai inaugurar o consultório de avaliação nutricional específico para colaboradores. O novo serviço, que estará em funcionamento a partir do dia 13/2, faz parte do planejamento do programa de qualidade de vida, “HMUE Saudável”.

O consultório de avaliação nutricional é fruto de uma parceria entre a Medicina do Trabalho e o Serviço de Nutrição Dietética. A médica coordenadora da Medicina do Trabalho, Thais Braga Sampaio, explica que, por meio da análise dos resultados dos exames periódicos feitos pelos colaboradores, foi possível identificar os riscos, e a partir daí, observou-se a necessidade de implantação do consultório. “Inicialmente, será priorizado o atendimento de colaboradores já selecionados, por ocasião do exame médico periódico, com fatores de risco”.

O atendimento vai ocorrer uma vez por semana, sendo realizado às terças–feiras, no horário de 8h as 12h, com agendamento prévio das consultas na Medicina do Trabalho. Serão atendidos oito colaboradores semanalmente. A nutricionista Lorena Begot, que atua na unidade desde 2014, será a profissional responsável pela avaliação nutricional. Ela explica que o projeto contempla uma demanda que carece da resolução de fatores de risco, relacionados, por exemplo, a dislipidemia (que é o desequilíbrio provocado pelo aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue), diabetes (decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose açúcar no sangue) e hipertensão (pressão alta). “A ideia é trabalhar uma reeducação alimentar por meio de uma dieta específica, de acordo com a patologia do colaborador. E a partir da reeducação, terá ambulatório de retorno com alta ou prosseguimento do tratamento”, explica Begot.

Serão realizadas consultas individualizadas nutricionais, sendo que o plano alimentar estará sedimentado, inclusive, em um cardápio diferenciado desenvolvido pelo HMUE nas grandes refeições oferecidas no refeitório da unidade.

HMUE Saudável

O programa de qualidade de vida, 'HMUE Saudável', tem como objetivo principal mensurar o perfil de colaboradores do Hospital Metropolitano, sobretudo, identificando possíveis problemas com doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia e obesidade. A ideia é implementar ações de promoção a saúde melhorando ou estabilizando a qualidade de vida dos colaboradores do HMUE. “O nosso trabalho consiste em incentivar a prática regular de atividade física, adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como, p controle e estabilização clínica dos portadores das doenças crônicas”, explicou Thais Braga Sampaio.

A obesidade e o sedentarismo, além da má alimentação, são os fatores de risco principais para o desenvolvimento destas doenças crônicas.  Evitar o crescimento deste problema junto aos colaboradores do HMUE é a missão do programa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde