Ouvidoria do IEC promove treinamento para colaboradores

Durante esta semana, por meia hora, o setor de Ouvidoria do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), estará promovendo uma palestra de esclarecimento do trabalho desenvolvido para os colaboradores da unidade. O objetivo é orientá-los sobre as práticas do setor, que podem acarretar resultados em todos as outras áreas.

Fazem parte do trabalho da Ouvidoria: a Pesquisa de Satisfação, feita com os pacientes internados, os que são atendidos no ambulatório ou os que fazem exames; as manifestações, que podem vir de fontes diversas como e-mail, telefone, urnas espalhadas pela instituição e até cartas; relatos informais, que não são registrados oficialmente por vontade do autor; e o setor de Achados e Perdidos.

“Essas pesquisas precisam ser feitas com 33% dos usuários mensalmente, o que dá cerca de 800 pessoas atendidas nos meses de maior movimento. As manifestações geram tratativas, que são as respostas dos setores envolvidos na crítica, sugestão, dúvida ou reclamações recebidas, cujos resultados sempre são encaminhados aos seus autores”, explicou a responsável pela Ouvidoria no IEC, Iris Horato.

Devido à quantidade de elogios recebidos pela unidade, o setor resolveu fazer o Mural de Elogios, onde todas as mensagens positivas direcionadas aos colaboradores são expostas. “Temos ainda o Mural de Motivação Interna, que tem o mesmo fundamento, mas são mensagens dos próprios colaboradores elogiando seus companheiros de trabalho”, explicou Iris.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde