Hospital Yutaka Takeda orienta sobre a mamografia

Um bate-papo descontraído e esclarecedor sobre o exame de mamografia, orientou e tranquilizou usuários que aguardavam atendimento no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA). Dona Claudinete Silva, considerou o momento de grande valia devido ter conseguido esclarecer várias dúvidas sobre a realização do exame. “Eu tinha muito medo de fazer a mamografia, porque sempre ouvi dizer que dói muito, mas agora depois das orientações já estou mais encorajada a fazer.”, relata. 

A iniciativa, organizada pela Comissão de Humanização da unidade, ocorreu no dia 03/02, em função do Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5/2. A ação sensibilizou usuários, acompanhantes e colaboradores que circulavam pela recepção do hospital, quanto a importância de realizar a mamografia e desmistificar mitos que muitos pregam erroneamente contra o exame.

Segundo a técnica de Radiologia, Kênia Rodrigues, responsável por realizar os exames na unidade, foram repassadas informações quanto ao passo-a-passo do exame, sua origem e necessidade. Aproveitando a oportunidade, ela também convidou os participantes para conhecerem a sala em que é realizado o exame. “Para minimizar o medo das pessoas, achamos importante mostrar a eles o nosso equipamento e como oriento no momento de fazer o exame, para lembrar a elas que o exame não dói, somente causa um incomodo, mas que é muito importante.”, explica Kênia.

A iniciativa ainda contou com alguns brindes distribuídos na brincadeira de perguntas e respostas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde