Especialista fala sobre insalubridade no HEGV

Com o intuito de orientar os colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), a engenheira do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Janaína Matos, realizou uma série de encontros no auditório da unidade para abordar o tema “Insalubridade”, que refere-se a um dos aspectos físicos do meio ambiente do trabalho que pode acarretar danos à saúde do trabalhador, a curto ou longo prazo, dependendo do agente insalubre ao qual o mesmo é exposto.

Os agentes insalubres são divididos em três categorias: físicos (calor, radiações, frio, vibrações e umidade), químicos (poeira, gases, vapores, névoas e fumos) e biológicos (micro-organismos, vírus e bactérias). Colaboradores de diversas áreas administrativas do HEGV puderam tirar dúvidas e agregar conhecimento sobre o tema desenvolvido durante os três dias de encontro.

Segundo Janaína, as conversas foram bem produtivas. “O conteúdo sobre os riscos ambientais existentes na unidade foi abordado de maneira simples. Desta maneira, o colaborador pode entender o motivo do direito de receber o adicional de insalubridade ou não”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde