Hospital Regional de Altamira sensibiliza sobre a importância da higienização das mãos

Por dois meses, dezembro de 2016 e janeiro de 2017 o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), promoveu uma campanha de 'Higienização das Mãos” com finalidade de conscientizar usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância dessa ação na prevenção de doenças.

Conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a ação de sensibilização percorreu os setores da unidade levando informações sobre como lavar as mãos, corretamente. Segundo a enfermeira Esther Hock, a equipe alertou para o risco de infecção e como evita-la.  “Mostramos que as doenças infecciosas podem gerar contaminação nos próprios colaboradores, usuários e acompanhantes. Por isso, é válida a orientação”, alertou a colaboradora.

Durante a campanha, o SCIH realizou uma programação educativa sobre os cinco momentos para a higienização das mãos. Para atingir o maior percentual de público e sensibilizar os colaboradores, foram realizadas ações em pontos estratégicos. O ‘Super Sabão’ também esteve presente na campanha. “Usamos do lúdico, com um personagem que explicou os procedimentos corretos na hora de lavar as mãos. Essa foi a maneira leve e descontraída que encontramos para informar com responsabilidade e demonstrar o quão importante e prevenir doenças com a prática de hábitos simples, como a lavagem correta das mãos”, explica Esther Hock.

A coordenadora da UTI Neonatal, Shayene Pinheiro, aprova a iniciativa. “A UTI Neonatal tem um elevado padrão na higienização das mãos. Essa campanha, que na verdade é uma lembrança e fomenta a importância de hábitos simples pelo alto valor operacional que traz no cuidado com o paciente. Iniciativas como essa, a meu ver, devem ser perenes”, frisa a enfermeira.      

Atualmente, no HRPT, há ilustrações em cada pia explicando o passo a passo correto da lavagem das mãos. A auxiliar de Higiene e Limpeza, Loanja Correa da Silva, sempre usa as instruções disponíveis na unidade. “Eu sempre lavo as mãos e vejo a conscientização como forma de prevenir doenças. Eu estou exposta e, por isso, sigo instruções simples que promovem a minha saúde e dos demais”, comenta.

O HRPT, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa),  orienta para sempre higienizar as mãos antes do contato com o paciente; do procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde