Projeto de pesquisa vírus zika, em Jundiaí, precisa de voluntários

O projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”, desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), em parceria com a USP (Universidade de São Paulo),  precisa de voluntários.

A atividade é simples, consiste em realizar a triagem de gestantes interessadas em participar do projeto, realizar contato telefônico semanal para monitorar a saúde das gestantes e, na medida em que vão nascendo, acompanhar o desenvolvimento dos bebês e preencher formulário com tais dados. 

O trabalho voluntário é desenvolvido no próprio HU, em Jundiaí, pelo período de quatro horas semanais. O interessado é que define qual o melhor período para ajudar (manhã, tarde ou noite). Antes de iniciar as atividades, os voluntários passam por um treinamento de capacitação.

Podem ser voluntários: estudantes, profissionais já formados na área de saúde ou em outras áreas, aposentados, donas de casa e todos que tiverem interesse em colaborar. A idade mínima é 18 anos. Os interessados devem fazer inscrições pelo telefone (11)4527-5700 ramal 820.

 

A pesquisa

O projeto “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil” foi iniciado em março de 2016, por meio da FMJ e HU, em parceria com a USP. Com esta iniciativa, Jundiaí passou a integrar um dos 28 pólos de pesquisa do vírus zika no estado de São Paulo. A ação reúne 600 mães e 250 bebês. O principal objetivo é investigar a transmissão do Zika em gestantes e suas repercussões nas crianças. As mães realizam exames de sangue, saliva e urina e são acompanhadas semanalmente. O desenvolvimento dos bebês é monitorado por três anos. Além de pesquisadores, o projeto conta com médicos, profissionais da saúde e principalmente de voluntários. Todo o trabalho deve ser concluído em 2020 e será utilizado pelo Brasil e outros países do mundo para esclarecer todas as dúvidas que ainda existem sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde