Paciente comemora aniversário com a mãe e emociona colaboradores no São Lucas

Internado desde o dia 09 de dezembro no Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, o ajudante geral João Victor Bettcher não esperava contar com uma surpresa preparada pela mãe, Maria da Glória Jesus, em parceria com a equipe da Psicologia, do Serviço Social e da Nutrição do hospital, para comemorar seu aniversário, na última terça-feira (13).

Com o objetivo de proporcionar alegria em uma data tão especial, o hospital entrega aos pacientes, no dia do aniversário, um cartão e um cartaz de felicitações. No caso do João Victor, a mãe foi liberada pelo Serviço Social e pela Nutrição para comemorar os 20 anos do filho com bolo e balões.

A alegria era contagiante no rosto do João. Segundo ele, desde o início da semana estava triste, pois queria passar o aniversário ao lado da família e dos amigos. “Claro que eu gostaria de curtir meu aniversário em casa, mas fiquei feliz porque a data não passou em branco”, disse ele.

A mãe de João Victor ficou emocionada e agradecida pela ação do hospital. “Gostei muito da lembrança. Acredito que tenha alegrado o dia do meu filho”, comentou.

De acordo com a psicóloga do Hospital Estadual São Lucas Priscila Saiter Assis, a comemoração é uma oportunidade de o hospital acolher o paciente durante a internação e, consequentemente, de motivar a recuperação. “Comemorar junto com o paciente diminui a ansiedade dele, o que pode influenciar em grande proporção no prognóstico e no tempo de internação”, explicou a psicóloga.

 

O São Lucas

Referência no atendimento de trauma, a unidade é administrada pela Pró-Saúde desde 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 leitos de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde