Hospital Oncológico Infantil empossa Comissão de Ética de Enfermagem

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém(PA), foi empossada, nesta sexta-feira 09/12, pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Pa). Com seis membros escolhidos entre os mais antigos colaboradores, a comissão vai atuar principalmente de maneira educativa e preventiva dentro da unidade, conduzindo os enfermeiros e técnicos para um desempenho idôneo no exercício da profissão. A ação das comissões, renovada a cada dois anos, é reconhecida constitucionalmente.

'Entre as muitas funções da comissão está divulgar, treinar, ensinar e conduzir toda a equipe para que atue no que estabelece o código de ética da profissão. Um detalhe fundamental é que essas comissões acabam refletindo na segurança do paciente, já que se houver uma atuação equivocada isso vais ser identificado e corrigido. As cobranças por parte das equipes serão compreendidas mais facilmente, não porque é uma determinação de um gestor, mas porque essa conduta é normatizada por um código ético', explicou a diretora Assistencial Maria do Carmo Freitas, que falou durante a posse.

Ensinar, fiscalizar e fazer valer a legislação dentro de uma ambiente hospitalar é uma das atribuições dos membros da comissão, mas que todas convergem a um propósito: excelência no atendimento. 'A partir do momento que o enfermeiro e o técnico em Enfermagem executam o que é previsto na lei, melhora o atendimento e o processo de humanização da nossa profissão é evidenciado', esclarece Adriléia Brito, um dos membros da comissão. 

'Um hospital com uma comissão de ética é, seguramente, é uma instituição que se preocupa em prestar uma assistência que esteja o máximo possível livre de danos', reconheceu a conselheira do Coren, Daniele Rocha que representou a entidade no evento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde