Hospital Regional e parceiros levam atendimento a adolescentes do CIAM em Marabá

Uma parceria entre o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) beneficiou 32 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação de Adolescentes Masculinos (Ciam), no núcleo do São Félix, em Marabá. A ação de saúde aconteceu no dia 25/11, com a oferta de consulta médica, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. 

Segundo o assessor da Fasepa, Anderson de Deus, antes do mutirão, alguns dos adolescentes nunca haviam consultado com um médico. “A parceria com o hospital é primordial porque muitos desses adolescentes nunca receberam atendimento médico. Quando estão no CIAM, eles são levados para atendimento na rede, porém, o mutirão funciona como um primeiro diagnóstico. Por exemplo, nesta ação um dos adolescentes foi diagnosticado como cardíaco e estava com a pressão alterada. Então foi referenciado para tratamento com especialista”, explica Anderson. 

Esta foi a segunda vez, em 2016, que o Hospital Regional do Sudeste do Pará levou serviços de saúde ao CIAM. A primeira ação ocorreu em abril, atendendo outros 30 adolescentes. Ao longo do ano, outros atendimentos externos foram ofertados pela unidade à comunidade de Marabá, a exemplo da oitava edição do projeto “Hospital Regional Amigo da Comunidade”, realizada em setembro, na escola Professora Albertina Sandra Moreira dos Reis, no bairro da Folha 6, quando, junto com outras instituições, foram realizados mais de 500 atendimentos. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde