Semana da Segurança do Paciente envolveu cerca de 90 colaboradores do Hospital Galileu

Cerca de 90 colaboradores participaram da “1ª Semana da Segurança do Paciente” do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, nos dias 21 a 25/11. Gincanas, palestras, peças teatrais e brincadeiras, foram algumas das atividades que movimentaram os trabalhadores durante cinco dias, envolvendo um misto de aprendizado, competitividade e descontração.

O grande destaque da semana deu-se às gincanas realizadas com cunho social, sendo elas as doações de sangue e arrecadação de alimentos, totalizando: 154 doações de sangue efetivadas e 393 itens de alimentos arrecadados, entre eles, feijão, arroz, macarrão, trigo, amido de milho, dentre outros.

Segundo o diretor Geral do Hospital, Saulo Mengarda, o resultado da 1ª Semana da Segurança do Paciente foi bastante positivo. “Sem dúvidas, nós alcançamos nosso objetivo, que era aprimorar o conhecimento técnico do nosso colaborador, no que diz respeitos aos sete protocolos de segurança do paciente, e ainda conseguimos um número expressivo nas gincanas solidárias que vão ajudar a salvas vidas e também ajudar famílias carentes”, diz o diretor, que referenciou as atividades de cunho social no planejamento estratégico da unidade hospitalar.

Todas as atividades realizadas durante a semana foram feitas em equipe, formadas por até dez integrantes, de pelo menos três categorias profissionais diferentes, exemplo: enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo. As equipes ganhadoras foram: Fantastic Laranja, em primeiro lugar, com um total de 316,7 pontos; Patrulheiros da Noite, em segundo lugar, com 615,4 pontos e em terceiro lugar, equipe Bravo, com um total de 487 pontos. 

Entre as brincadeiras realizadas, as que mais motivaram os colaboradores a capricharem na produção e na criatividade, foram: a “Melhor música” e o “Teatro”. Nestas, todos se empenharam para conquistar os jurados, mas quem levou a melhor foram as equipes: Fantastic Laranja; SNC “O Retorno” e “Patrulheiros da Noite”, com a composição e interpretação da “Melhor Música”. Já na apresentação teatral, a disputa foi acirrada e bastante divertida, conquistando as primeiras posições, as equipes: “Os ticos-teco”, em 1º lugar, “Bravo”, em 2º lugar e “Osso Duro”, em 3º lugar.

Todas as brincadeiras foram realizadas na praça da unidade hospitalar, nos horários da manhã, tarde e noite. Os usuários internados também puderam assistir e se distrair um pouco, como foi o caso de Artur Luiz de Oliveira Ferreira, morador do município de Iguarapé-Açu, internado há nove dias no hospital. “A programação foi maravilhosa, todos estão de parabéns, uma pena que quando a gente vai embora de um hospital como esse, a gente não tem como expressar o nosso agradecimento, mas fica registrado aqui o meu ‘muito obrigado’ por sermos tão bem tratados” elogia o usuário, que conseguiu assistir a todas as brincadeiras ocorridas durante a semana.

Além das atividades recreativas, a “1ª Semana da Segurança do Paciente” também promoveu diversas palestras, com os seguintes temas: A importância das notificações e o papel do Núcleo de Qualidade nas instituições de saúde; Medicamentos potencialmente perigosos na assistência hospitalar; Higienizar as mãos, salva vidas!; Quebrando paradigmas: discutindo os protocolos de segurança do paciente.

As equipes vencedoras foram contempladas com pras seguintes premiações: passeio de barco, troféu e medalhas para o primeiro lugar; para o segundo, cestas de chocolate e medalha, e para o terceiro,medalhas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde