Hospital Regional de Altamira realiza campanha de conscientização e educação no trânsito

Uma vida produtiva interrompida por um evento inusitado: um acidente de trânsito. Foi o que aconteceu em outubro de 2015, quando o pedreiro Rogilo Viana Lima, de 39 anos, pilotava sua moto na BR-230, em alta velocidade, sob efeito de álcool. Até hoje, após mais de um ano, o paciente que não tem familiares em Altamira, ainda está internado no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA). “Meu maior desejo é voltar pra casa, andar e trabalhar. Quero voltar a ser produtivo e para minha família em Breu Branco. Infelizmente, esse episódio aconteceu comigo. Ah! Se eu pudesse voltar atrás, faria tudo diferente”, relata Rogilo.

A mesma situação é vivenciada pela autônoma Ancleta Soares de Almeida, de 59 anos, que também sofreu acidente de trânsito quando dirigia sua motocicleta no último dia 17/11. Mesmo respeitando todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, como o uso de capacete, sinalização e habilitação em dia, a paciente não conseguiu evitar uma ultrapassagem mal feita por outro motociclista, que estava com luz alta. Ancleta perdeu o equilíbrio e caiu em um bueiro na Rua Ozório de Freitas. A vítima de acidente de trânsito preenche, agora, a alarmante estatística do País. No Brasil, a cada 22 minutos, uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas morrem no trânsito.

Nos últimos três anos, mais de 35 mil vítimas foram atendidas em quatro hospitais públicos do Pará. Em um deles, no Hospital Regional Público da Transamazônica, os números mostram um aumento no atendimento desse perfil de usuário. De janeiro a outubro deste ano, o HRPT realizou 663 internações de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Se comparadas a 2014 (603 internações) e 2015 (637 internações), as estatísticas apontam para um número crescente.

 

Campanha

Para inibir esse aumento e conscientizar a sociedade altamirense quanto à segurança na direção, bem como as sequelas geradas por traumas, os hospitais públicos do Pará, gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizam este mês a campanha “Direção viva: você consciente, trânsito mais seguro!”. O Hospital Regional de Altamira abriu a campanha nesta terça-feira, 22/11, com um bate-papo sobre o tema. A recepção do HRPT foi ornamentada com balões brancos e cartazes. A programação, que vai até o final deste mês, terá palestras e rodas de conversas para colaboradores e usuários.

Hoje, mais de 60% dos leitos do HRPT são ocupados por vítimas de acidente de trânsito. A unidade é referência para nove municípios na região do Xingu/ Transamazônica e atende uma população de, aproximadamente, 500 mil habitantes. 

O diretor Administrativo e Financeiro, Mailson Martins, defende a importância das campanhas de conscientização para a educação da população, atitude que gera a prevenção e a mudança de comportamento. Para ele, o diálogo e as estatísticas conscientizam a população. “Esses usuários são, na sua maioria, adultos produtivos que têm família e são força econômica dentro do orçamento doméstico. Quando se acidentam, eles perdem a fonte de renda e passam por necessidades. Alguns chegam até a ficar com sequelas permanentes”, explica o diretor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde