HEAN realiza ciclo de treinamentos sobre NR6

O Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), realizou um ciclo de 12 treinamentos sobre a Norma Regulamentadora (NR6), dividido entre os profissionais da equipe Assistencial, Manutenção e Hotelaria. A NR6 trata sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e estabelece a obrigação das empresas em fornecer gratuitamente aos seus colaboradores os equipamentos de proteção e sua manutenção, além de providenciar treinamentos para a correta utilização dos acessórios.

O treinamento, previsto no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), foi elaborado e organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina (SESMT), afim de promover a capacitação dos colaboradores quanto ao uso correto dos EPIs, de acordo com o risco e ressaltar a importância da sua conservação. Durante os treinamentos, as técnicas de Segurança do Trabalho, Keivilane Lima e Tatiana Bahia, abordaram as consequências do mau uso dos EPIs e as responsabilidades do empregador, colaborador e fabricante dentro da NR6.

De acordo com a técnica Keivilane, os colaboradores, muitas vezes por desconhecerem os riscos ou por autoconfiança, não utilizam os EPIs. Outros alegam a diminuição da sensibilidade no tato. Neste treinamento, o foco foi mostrar os riscos que diariamente são expostos e que ao utilizarem o EPI ficam mais seguros e protegidos. O EPI é uma ferramenta importante na prevenção de acidentes, mas não tão importantes como os atos de prevenção dos colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde