Hospital Regional de Santarém recebe moções em reconhecimento a ações e projetos desenvolvidos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), recebeu, nos últimos meses, várias moções de aplausos e louvor por conta das ações e projetos desenvolvidos pela unidade de saúde, que se destaca no interior da Amazônia. A moção de louvor mais recente foi de autoria do presidente da casa legislativa municipal, Reginaldo Campos (PSB), direcionada aos médicos envolvidos na realização do primeiro transplante de rim do município, realizado neste mês de novembro, no HRBA.

O vereador Valdir Matias Júnior (PV), manifestou votos de aplausos ao hospital por este ter assumido um compromisso mundial para reduzir a emissão de carbono, como parte da campanha global “Desafio 2020 – a saúde pelo clima”. A unidade gera, anualmente, 1.798 toneladas de gases de efeito estufa. A meta é reduzir para 1.430 toneladas até 2020.

O projeto “Compostagem e Horta Orgânica” do HRBA também foi destacado pela Câmara. O vereador Henderson Pinto (DEM) foi autor da moção de aplausos para essa iniciativa que transforma o lixo orgânico gerado pela unidade em adubo, que é usado na produção de frutas, verduras e legumes. Para a execução do projeto, o HRBA conta com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater – PA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Ao vencer o “1º Prêmio de Líderes da Saúde Norte e Nordeste”, na categoria “Instituição do ano – saúde pública”, realizado pelo Grupo Mídia, no Recife (PE), o HRBA recebeu moção de aplausos de autoria do vereador Dayan Serique (PPS). Desde maio de 2008, quando a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a gestão da unidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já foram realizados mais de 4,4 milhões de atendimentos, incluindo 30 mil cirurgias.

O Hospital Regional de Santarém também recebeu moções de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por autoria do deputado Celso Sabino (PSDB), por estar entre os dez melhores hospitais públicos do Brasil, feito atestado pelo certificado ONA III – Acreditado com Excelência. O HRBA foi a primeira instituição pública de saúde da região Norte a alcançar esse nível de excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde