Hospital Galileu inicia programação da ‘1ª Semana da Segurança do Paciente’

Gincanas, palestras, peças teatrais e brincadeiras são algumas das atividades que serão realizadas na '1ª Semana da Segurança do Paciente do Hospital Público Estadual Galileu', entre os dias 21 a 25/11. O evento, voltado exclusivamente para os colaboradores, tem como principal objetivo integrar trabalhadores e disseminar informações referente aos Protocolos de Segurança do Paciente, adotados na unidade.

Todas as atividades realizadas durante a semana serão feitas em equipes, formadas por até dez integrantes, de pelo menos três categorias profissionais diferentes, exemplo: enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo. As brincadeiras são realizadas na praça da unidade hospitalar, contemplando os colaboradores dos três turnos, manhã, tarde e noite.

Na abertura da semana, realizada nesta segunda-feira, 21/11, houve a palestra “Quebrando paradigmas: discutindo os protocolos de segurança do paciente”, com o médico do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Michel Zigmantas. E também a brincadeira “Caminho da Segurança do Paciente”, uma espécie de jogo de tabuleiro humano, no qual os participantes tinham que responder perguntas referente aos protocolos da unidade, bem como contar com a sorte.

Segundo o diretor Geral do Galileu, Saulo Mengarda, as brincadeiras motivam os colaboradores e os deixam mais animados a participar e consequentemente, aperfeiçoar seus conhecimentos. “Pensamos em uma semana dinâmica, divertida e atraente, que envolvesse a maioria de nossos colaboradores, pois sabemos o quão importante é aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos referente aos protocolos de segurança do paciente” relata.

Durante a programação da semana, haverá também ações de cunho social, como gincanas de doação sangue, na qual as equipes terão que conseguir o máximo de voluntários para doarem sangue na unidade do Hemopa, localizada no shopping do Castanheira, e também arrecadação de alimentos, motivando a arrecadação de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão doados para entidades e/ou a famílias carentes.

Para a supervisora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Patrícia Hermes, nove equipes manifestaram interesse nas atividades. “A procura foi muito boa, vamos contemplar todos os turnos e em forma de brincadeira, vamos promover diversas forma de aprendizado entre os nossos colaboradores, o que consequentemente, vai refletir em um atendimento de excelência junto aos nossos usuários” diz.

Todas as atividades contarão pontos, e os participantes das equipes vencedoras participarão de sorteios de prêmios. Nesta terça-feira, 22/11, a brincadeira será “Torta na Cara”, e a palestra será “Medicamentos potencialmente perigosos na assistência hospitalar”. No dia 23/11 haverá o concurso de paródias relacionadas aos protocolos de segurança do paciente, além da palestra “Higienizar as mãos, salva vidas!”, que será in loco, nas unidades assistenciais. Já na quinta-feira, 24/11, haverá a brincadeira “Sopra e estoura”, e a palestra “A importância das notificações e o papel do Núcleo de Qualidade nas instituições de saúde”.

O encerramento da semana acontecerá no dia 25/11, às 16h, com o concurso de teatro, logo após haverá a apuração dos resultados e entrega de prêmios para as três equipes vencedoras. Os prêmios para o primeiro lugar será um passeio de barco, mais troféu e medalhas; para o segundo  lugar será uma cesta de chocolate, mais medalhas; e para o terceiro lugar, medalhas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde