Novembro azul: Hospital Galileu vai ofertar exame de prevenção de câncer de próstata

Neste mês de novembro, a atenção aos cuidados com a saúde do homem ganha destaque com a realização da Campanha “Novembro Azul”. Inserido neste contexto, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), situado em Belém (PA), vai realizar durante os dias 23 a 25 de novembro, a coleta de sangue para o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), em homens com idade igual ou acima de 40 anos. O exame, que ajuda a detectar o câncer de próstata, poderá ser feito em colaboradores, usuários, acompanhantes e até mesmo em homens da comunidade do entorno.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Segundo o diretor da unidade, Saulo Mengarda, os cuidados com a saúde devem estar em primeiro lugar. “As campanhas de conscientização servem justamente para alertar sobre as precauções que devemos ter, de forma a prevenir possíveis doenças graves, como o câncer de próstata, então esse também é nosso papel, de promover saúde” relata.

Colaboradores, usuários, acompanhantes, visitantes e a comunidade do entorno vão poder realizar o exame, que é simples, apenas uma coleta de sangue, mas que requer prudência e preparos, como: abstinência sexual de três dias antes do exame, não ter realizado exame de toque retal nos últimos dois dias que antecede o exame; não ter realizado ultrassom transretal nos últimos dois dias que antecedem o exame; não ter realizado biópsia de próstata a menos de um mês; não andar a cavalo nos últimos dois dias que antecedem o exame; não andar de bicicleta nos últimos dois dias antes do exame; não ter realizado atividade física cansativa nos últimos dois dias que antecedem o exame; estar de jejum no mínimo de oito horas.

Programação

Neste mês de novembro o hospital também promoveu palestra com o tema: “Prevenção do Câncer de próstata”, voltada para a comunidade do entorno, no dia 16/11. E para encerrar a programação, os homens que trabalham no hospital vão usufruir de um momento de lazer e descontração no dia 25/11, em uma partida de futebol, a partir das 18h, com a presença dos colaboradores dos hospitais Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, com a arbitragem Milton Rogério, da Federação Paraense de Futebol.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde