Hurso promove bate-papo sobre o Novembro Azul

Anualmente, a campanha Novembro Azul conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este ano, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), por meio da Comissão de Humanização, propôs uma conversa entre homens e mulheres interessados no tema.

O médico Stuart Neves respondeu as dúvidas de usuários e colaboradores presentes. A ação contou com a interação de todos os participantes. O acompanhante Luiz Carlos Colonieze aproveitou para dar o seu depoimento. “Quando meu pai precisou ir fazer o exame de próstata, eu me ofereci para acompanhá-lo. Não foi fácil, mas o importante é que eu que me amo, cuide de mim. É preciso tirar a máscara. Quero viver muito mais anos de vida e quero eles com saúde”, contou.

O tema da Campanha Novembro Azul foi apresentado aos alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual José Serafim, conhecida popularmente como “Modelo”. A enfermeira do Trabalho, Patrícia Kill, conversou com alunos e professores sobre sintomas, fatores de risco, tratamentos, tipos de câncer, e estatísticas. As perguntas foram respondidas e alguns chegaram a contar casos acontecidos na própria família.

Ao longo do mês, os leitos do Hurso, ocupados por pacientes do sexo masculino, foram decorados com balões na cor azul, e no lanche do dia 17 de novembro, foi oferecido um bolo confeitado com a cor azul. Também foi realizada a distribuição de bigodes, folder informativo e fixação de materiais sobre o assunto no mural.

Em todas as sextas-feiras do mês de novembro, os colaboradores também podem vestir uma blusa azul, que não seja o uniforme. De acordo com a presidente da Comissão de Humanização, a fisioterapeuta Pollyanna Regina, todas as atividades são pensadas para que o câncer de próstata, ainda considerado tabu por muitos, seja discutido por todos e com informação verdadeira e válida.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde