Hurso alerta usuários e colaboradores sobre a prevenção do diabetes

Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a Comissão de Humanização e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), de Santa Helena de Goiás (GO), realizou uma ação em conjunto para usuários e colaboradores.

O objetivo foi promover a saúde e o bem-estar de todos através da prevenção do diabetes e os consequentes problemas que a doença pode causar à saúde. A enfermeira da Medicina do Trabalho, Patrícia Kill, acredita que essas ações, assim como o projeto Qualidade de Vida, ajudam a promover a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e prepará-lo para a vida saudável.

Durante a ação, foram realizadas medições de glicemia capilar em jejum. Ao todo, 160 pessoas efetuaram o exame, e obtiveram resultados entre 68 a 113 mg/dl. Também foram distribuídas receitas que ajudam a diminuir o consumo exagerado de açúcares, sem deixar de lado a boa alimentação. No mesmo dia, aconteceu o lançamento e o primeiro encontro da 3ª edição do Projeto Qualidade de Vida (2016/2017).

O PROJETO

O Programa Qualidade de Vida é um projeto do Hurso que visa proporcionar aos colaboradores uma melhoria da qualidade de vida individual, e consequentemente, em seu ambiente de trabalho, estimulando a modificação do estilo de vida e a prevenção da diabetes, aliados com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.

As atividades são coordenadas pelo SESMT, em parceria com o Serviço de Nutrição e Dieta (SND) e Equipe Multidisciplinar, com apoio da Diretoria de Assistência e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Os 12 participantes foram selecionados através do levantamento do perfil epidemiológico dos colaboradores de 2016, em que analisou-se o valor glicêmico. Foram convidados para participar do projeto aqueles que tiveram os resultados alterados. Agora eles serão monitorados por exames e cadastros de cada indivíduo, assim como no cumprimento das etapas. As ações serão desenvolvidas em encontros mensais e individuais com os profissionais, ao longo de três meses.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde