Hospital Estadual de Urgência e Emergência faz parte do Pacto Global da ONU

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), entrou para a lista dos signatários que integram o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Pacto Global atesta que o hospital atende práticas defendidas pela ONU, internacionalmente aceitas nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Para obter o reconhecimento, a unidade cumpre dez princípios que serão avaliados todos os anos pela instituição mundial. São eles: apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; e promover a transparência de seus atos. 

O hospital é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde o dia 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Segundo o diretor geral do hospital, Paulo Santos, o comprometimento do hospital junto ao Pacto Global da ONU reforça a responsabilidade do governo capixaba e da Pró-Saúde em oferecer um serviço gratuito e de qualidade para a sociedade.  

“Ser signatário do Pacto Global amplia o compromisso do hospital com a comunidade, tendo como base valores humanitários essenciais para o bem-estar das pessoas. Também mostra o compromisso do Governo Estadual, alinhado com a gestão feita pela Pró-Saúde, em seguir melhorando a assistência oferecida para a população”, disse o diretor geral.   

Além de monitorar anualmente as ações que promovam igualdade social e transparência nos trabalhos realizados nas instituições, o Pacto Global tem a finalidade de promover uma abordagem preventiva quanto a responsabilidade ambiental.  

Com dois anos de funcionamento, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é o primeiro hospital público do Espírito Santo a entrar na lista dos signatários do Pacto Global. 

Além do HEUE, outros dois hospitais administrados pela Pró-Saúde fazem parte da comunidade desenvolvida pela ONU: Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), e o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR).  

Sobre o hospital

Referência no atendimento de trauma, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência atende nas especialidades de neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva.  

São 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação e nos ambulatórios: serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição clínica, fonoaudiologia e fisioterapeuta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde