Brinquedoteca do HRPT ajuda na recuperação de crianças internadas

Um espaço lúdico dedicado às crianças em tratamento vem ganhando destaque dentro do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT): a brinquedoteca. O ambiente foge do cenário hospitalar e atrai crianças internadas, bem como seus acompanhantes, proporcionando a eles uma quebra na rotina hospitalar, e ajudando diretamente na aceitação do tratamento.

Este ano, a brinquedoteca completa dez anos de existência. Nela, há brinquedos, materiais de pinturas, e desenhos de personagens infantis. Segundo a terapeuta ocupacional, Maressa Alberge, a diversão está diretamente ligada ao sucesso do tratamento. “Quando elas brincam, elas tendem a extravasam seus medos, seus pensamentos e seus desejos, é neste momento que identificamos como cuidar do emocional, e ainda, verificamos quais brincadeiras mais fazem bem a elas, unindo o diálogo com a diversão, que são fundamentais para a evolução do tratamento”, relata.

A brinquedoteca do HRPT funciona em período integral, e é liberada para qualquer criança, e seus acompanhantes. Para a dona de casa, Luciene de Lisboa Cardoso, que acompanha a filha de oito anos, “o espaço é ótimo para se distrair e fugir da preocupação”, relata a mãe de três filhos, que pelo menos uma vez por dia, leva sua filha para atividades lúdicas da brinquedoteca. “Eu também aproveito para relaxar. Eu leio, brinco e me distraio com minha filha. Isso me ajuda a refletir e crer que tudo dará certo”, desabafa a mãe.

Atualmente, 11 crianças estão internadas na clínica pediátrica do hospital. Todas elas recebem diariamente atividades dirigida no período da manhã pela equipe psicossocial do HRPT.  A brinquedoteca fica no segundo andar do hospital. Todos os brinquedos existentes são apropriados para o ambiente hospitalar, bem como, seguem as exigências e normas técnicas do Inmetro.