Hospital Metropolitano leva atividade às crianças da Casa Ronald McDonald Belém

Brincadeira, teatro, diversão e alegria. Essa foi a receita que o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), usou nesta quinta-feira, 20/10, para levar, neste mês de comemoração ao Dia das Crianças, dicas de alimentação saudável às crianças e adolescentes do interior do Estado, que estão em Belém para o tratamento de câncer e moram temporariamente na Casa Ronald McDonald.

A ação contou com o apoio da Universidade da Amazônia (Unama) e do grupo de teatro “Plantão da Alegria”. Segundo a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HMUE, Edilssa Carla Dias Lopes, o objetivo da programação foi levar um pouco mais de alegria para essas crianças. “Hoje é dia de brincar, mas claro, devemos aproveitar a oportunidade para ensinar também, de forma bem dinâmica introduzimos dicas de alimentação saudável e boas práticas alimentares, sem impor, sem obrigar, usando uma linguagem de fácil entendimento” ressalta a coordenadora.

Para o seu Antônio Andrade do Castro, que chegou em Belém por esses dias para acompanhar o neto, W. C. S., que está realizando tratamento de câncer há dois meses no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, tudo está sendo uma grande surpresa. “Nossa! Eu estou encantado com tudo o que estou vendo aqui em Belém, infelizmente as pessoas do interior têm uma visão distorcida em relação a saúde no nosso Estado, mas graças a Deus meu neto está recebendo cuidados especiais, tanto no hospital, quanto aqui na casa de apoio. Não temos do que reclamar, e a programação foi linda” comemora.

Quem também aproveitou bastante foi o pequeno K. D. S, de apenas oito anos. “A parte que mais gostei foi de brincar no Tapete Educativo, e também de ganhar a bola e brincar com meus colegas” diz. Segundo a mãe, dona Azenilda Rosa dos Santos, o filho é muito ativo e esperto, adora brincar. “Mesmo em tratamento, ele continua querendo brincar o tempo todo, por isso eu só tenho a agradecer a esse tipo programação, pois eles se divertem muito” diz a mãe, moradora do município de Jacundá.

Toda semana, o HMUE realiza um trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Belém, cedendo uma nutricionista para ajudar a montar o cardápio da semana e o manual de boas práticas de fabricação, bem como, realizar treinamentos junto a equipe que trabalha na cozinha da casa, além de vistorias e dicas alimentares às mães. Segundo a gerente da Casa Ronald, Raquel Fontenele, essa parceria é de grande importância. “Era de extrema necessidade termos alguém aqui na casa para nos ajudar com a elaboração do cardápio e outras dicas, pois sabemos que a alimentação é fundamental no tratamento dessas crianças”, diz a coordenadora.

Atividade

Durante a ação as crianças brincaram no “Tapete Educativo”, cedido pela Unama e ainda prestigiaram o “Teatro do Vovó”, realizado pelo grupo “Plantão da Alegria”. No final, todos receberam kits de lanches saudáveis e brindes.

Unidade

O Hospital Metropolitano, fica localizado no município de Ananindeua, pertence ao Governo do Pará, é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde