Peça teatral contempla programação do “Outubro Rosa” no Hospital Galileu

De forma lúdica e divertida, alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), falaram um pouco mais, na tarde desta terça-feira (18/10), sobre prevenção, sinais e sintomas dos cânceres de mama e de colo do útero. A ação foi voltada aos usuários e colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém e fez parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, que que já ocorre na unidade desde o dia 10/10 e segue até o dia 26/10.

O grupo, intitulado como “Enfermágicos”, é composto por quatro estudantes do curso de Enfermagem. O projeto existe há cerca de dois anos. “O grupo teve início dentro da sala de aula, por meio de uma disciplina que nos motiva a realizar educação em saúde de forma lúdica, porém, a identificação foi grande demais, e resolvemos ultrapassar as barreiras da universidade, levando à população mais informação, com alegria e fácil entendimento”, relata Marcos Trindade, que atualmente cursa o sexto semestre do curso.

Unindo a música, o teatro e a educação, os “Enfermágicos” realizaram pela primeira vez o “Educashow” falando sobre câncer de mama e câncer de colo uterino. “Foi muito bacana ver a interação do público aqui no hospital, para nós é uma satisfação dupla, pois a gente se diverte e ainda consegue ensinar de forma leve e de fácil entendimento, sobre um assunto de extrema importância”, ressalta Marcos.

A peça teatral foi muito bem aceita pelos colaboradores e usuários internados na unidade hospitalar, como foi o caso da dona Marta de Oliveira. Internada há 15 dias, dona Marta elogiou a iniciativa e agradeceu toda atenção que vem recebendo durante sua internação. “A programação foi muito linda, muita inteligente e especial, totalmente dedicada a nós que estamos aqui, enfermos, necessitando de atenção e cuidados”, agradeceu a paciente.

Campanha

No Brasil, assim como no mundo, o câncer de mama é um dos que mais acometem às mulheres. Por isso, desde a década de 90, a campanha “Outubro Rosa” ganhou espaço, com o intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No HPEG, a campanha também abraçou a causa do câncer de colo uterino, que também está entre os que mais atingem as mulheres. “Este mês está sendo especial na unidade, já realizamos palestras junto aos usuários e colaboradores e também exames preventivos, e ainda temos previsto na nossa programação, ações que contemplem a comunidade do entorno do hospital” relata a coordenadora de Humanização, Aline Sampaio.

Unidade

O Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda que realiza atendimento médico de baixa e de média complexidades em cardiologia, traumato-ortopedia e clínica médica. É mantido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem o certificado da Organização Nacional de Acreditação ONA 1 – Acreditado. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde