HEAN realiza Semana de Higienização das Mãos

Conscientizar seus colaboradores, prevenir e reduzir os casos de infecção hospitalar é um objetivo comum entre as unidades de saúde. Para destacar a importância da correta higienização das mãos, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu a Semana de Higienização das Mãos, entre os dias 4 e 6 de outubro.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade preparou atividades que evidenciassem a importância da higienização das mãos na rotina da equipe assistencial, dos colaboradores e acompanhantes. A enfermeira Viviane Berquó destacou que só a prevenção resulta na redução das infecções: “A rotina beneficia não somente na segurança dos pacientes, como também dos profissionais e usuários dos serviços”.

Os conhecimentos dos participantes foram testados através de um jogo de perguntas e respostas sobre as rotinas do SCIH e a prevenção das infecções hospitalares. A atividade contou, ainda, com a metodologia da caixa iluminada com luz negra para identificar a correta higienização das mãos. No final, todos os participantes receberam um kit de higienização contendo, entre outros itens, um frasco de álcool em gel de bolso.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde