Hospital Galileu cria comitê de sustentabilidade

Como parte das ações que visam implementar a Sustentabilidade como princípio de gestão no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), foi criado o Comitê de Sustentabilidade, composto por membros de vários setores internos da instituição. O objetivo do comitê é integrar ações junto aos colaboradores, usuários, acompanhantes e visitantes, bem como colocar em prática iniciativas que garantam o equilíbrio econômico, ambiental e social da unidade hospitalar.

Com a implantação do Comitê de Sustentabilidade, o hospital vai aplicar um conjunto de iniciativas estratégicas para otimizar custos e reduzir o impacto ambiental gerado pela unidade. Entre as ações planejadas estão redução do consumo de recursos naturais, como otimização de recursos energéticos e hídricos; gestão de resíduos com a implantação de um sistema eficaz de coleta seletiva, compostagem, dentre outros; engajamento da comunidade, inserindo neste contexto a responsabilidade social tanto do público interno, quanto do público externo; otimização de custos, visando desempenho econômico positivo da unidade.

Segundo o diretor Geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, a implantação do comitê é mais um passo importante para a disseminação da cultura da sustentabilidade na unidade. “Com o avanço das ações de sustentabilidade, reafirmamos nosso princípio institucional e buscamos multiplicar informações e ações que vão impactar positivamente na vida de todos. A sustentabilidade precisa ser um assunto debatido e pensado por todos diariamente. Devemos entender que todos ganham pensando desta forma”, ressalta o diretor.

As ações a serem definidas pelo comitê serão baseadas em princípios institucionais que visam promover um modelo de gestão focado no compromisso social, ambiental e financeiro; sensibilização e conscientização de boas práticas de sustentabilidade junto aos colaboradores, usuários, acompanhantes, visitantes e familiares; preservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade.

Durante a primeira reunião do grupo, ocorrida na última terça-feira, 11/10, foram apresentadas as atribuições e objetivos específicos destinados ao comitê, composto por 17 membros, que representam os setores de Manutenção, Suprimentos, Farmácia, Qualidade, Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição, Financeiro, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comunicação e Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde