Outubro Rosa: Pinhais promove atividades

Com o intuito de conscientizar os colaboradores, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR), por meio do GTH (Grupo de Trabalho de Humanização), promoveu ações em parceria com a Unidade de Saúde da Mulher do município, inserindo um banner na recepção, enfeitando com bexigas rosas e confeccionando pequenos laços para os colaboradores utilizarem junto ao uniforme.

Nos dias 15 e 16 de outubro, foi realizado o Dia de Beleza com Mary Kay, onde representantes da marca de maquiagem, incluindo uma colaboradora, vieram ao Hospital desenvolver esta ação, auxiliando os participantes a fazer uma limpeza de pele e maquiagem. Esta ação visa conscientizar as colaboradoras quanto à importância de se cuidarem.

No dia 16 de outubro, foi ministrada uma palestra pela técnica de enfermagem Suzana Bueno, da Unidade de Saúde da Mulher, com o tema 'Prevenção de Câncer de Colo de Útero', onde foram esclarecidas várias dúvidas e apresentadas formas de prevenção.Cerca de 35 colaboradoras participaram da ação.

Nos dias 14 e 17 de outubro, foi oferecido um coffee break de abertura e encerramento da Semana Especial do Outubro Rosa desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização.

E para finalizar as ações, nos dias 20 e 21 de outubro foi realizado, em parceria com a Secretaria de Saúde, coleta de papa nicolau como prevenção ao câncer de colo de útero.

Outubro Rosa

Como surgiu?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

História

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e desde então, promovida anualmente na cidade. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno desta causa nobre.

Fatores, Detecção, Sintomas e Prevenção

Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e comum entre as mulheres. Lembrando que a doença pode ocorrer também em homens em uma freqüência aproximada de 1% em relação ao sexo feminino. A hereditariedade é responsável por apenas 10% do total de casos. Outros fatores como, por exemplo, menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), idade de gestação do primeiro filho acima dos 30 anos, não amamentação e uso indiscriminado de terapia hormonal.

Quanto antes detectada a doença, melhores os prognósticos e maior a possibilidade de tratamento conservador, que preserva a condição da mama. Por isso é importante realizar os exames preventivos (Exame clínico; ecografia; mamografia e auto-exame).

Os sintomas são algumas alterações que servem como alerta:

* Abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja decorrente de um edema importante;

* Derrames papilares ou secreção pelo mamilo, principalmente se for sanguinolenta ou clara;

*Deformidade na mama ou alteração da cor da pele, que pode ficar avermelhada;

*Ferida na pele com odor desagradável (em casos mais adiantados);

*Nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor e nódulos palpáveis na axila.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde