Oncológico Infantil Octavio Lobo celebra com festa primeiro ano de inauguração

Em um ano foram mais de quatro mil consultas ambulatoriais, mais de 19 mil atendimentos em quimioterapia, mais de cem mil exames laboratoriais, de 45 mil atendimentos multiprofissionais. Cerca de 400 pacientes estão em tratamento e 60 internados. Os dados são do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que desde que entrou em funcionamento recebeu ainda, aproximadamente 200 casos novos. O que corresponde a uma média de um novo paciente por dia.

Neste dia 12 de outubro, a unidade comemorou um ano de sua inauguração. A instituição é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, sendo o primeiro hospital no Norte do Brasil especializado nesta área. “Além dos números muito satisfatórios que representam mais acesso, melhor possibilidade de cura, melhor tratamento, a gente vê a satisfação das pessoas, isso é a grande realização desse ano. Nós não temos pessoas achando que estão em um hospital, elas estão na casa delas, seguras e bem tratadas”, disse a diretoria Geral da unidade, Alba Muniz.

Para quem deixa para trás sua cidade, o sentimento de acolhida é perceptível. “O atendimento é ótimo! Aqui é minha segunda casa, sempre estou bem orientada”, declarou Adriana Luz, que há três meses está com a filha de nove anos internada no hospital. Do município de Abaetetuba, nordeste paraense, a filha de Adriana, R.E.R faz parte de 70% de pacientes do interior do Estado que são atendidos no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. A capital paraense, Belém, representa 30% nos atendimentos realizados na unidade.

Comemoração

Durante a festa de aniversário realizada na frente do hospital, para pacientes e colaboradores, o secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, falou da expansão da rede de combate ao câncer no Pará. “Isso passou a ser um investimento importante na hora que se consegue dar mais acesso a diagnósticos e tratamentos. Hoje quando se fala em câncer, precisa-se ter a noção de que precisamos ter cada vez o diagnóstico precoce, isso é o propósito do Governo do Estado”, destacou.

A união de esforços para construir uma saúde humanizada foi destacada no discurso do diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak. “Dessa união que transformou sonho em realidade, que ampliou o acesso a um tratamento seguro, brotou o sentimento de gratidão. Gratidão essa que quero externar. Obrigado senhor governador por acreditar ser possível oferecer no Pará, em Belém, um tratamento oncopediátrico do mesmo nível do eixo Rio-São Paulo. E 100% gratuito, já reconhecido nacionalmente, conforme demonstrado no primeiro Fórum Oncopediátrico do Pará”. 

Copeira desde abril de 2016, na unidade, Monalisa Lima entrega as refeições para as crianças em tratamento. Para ela, uma dificuldade é fazer com que eles aceitem o alimento. Por isso, é preciso ter paciência.  Enquanto ela contava, um dos paciente com pouco mais de um ano demonstrou que sabe bem o que quer: ele se aproximou da colaboradora e pediu “peixe”. Monalisa abriu um sorriso e revelou: “no final do dia é uma vitória saber que conseguimos fazer com que esses pequenos se sintam bem, que comam. Eu me sinto realizada quando isso acontece”. A sensação que ela sente, reflete o trabalho de humanização diferenciado que o Hospital Oncológico Infantil oferta aos pacientes.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Durante o aniversário, a Pró-Saúde foi representada pelo Monsenhor Ronaldo Menezes, que ministrou uma bênção. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve presente durante toda a comemoração no hospital e perseguiu as unidades de internação para que pacientes e familiares pudessem ser visitados, em um momento de fé. A festa teve ainda pula-pula, mesa de pintura, brinquedo, pipoca cabine de foto; mas principalmente muita energia das centenas de crianças que estiveram na festa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde