Oncológico Infantil realiza projetos de humanização para ajudar na recuperação dos pacientes

Há três semanas, Vanessa Rodrigues Monteiro acompanha a filha B. H., de 16 anos, no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA). Ela conta que, apesar de a internação ser um momento delicado para pacientes e acompanhantes, colaboradores e voluntários conseguem levar alegria às enfermarias, fazendo com que, na medida do possível, crianças e adolescentes possam manter a rotina que tinham em casa. Assim, elas têm a oportunidade de brincar, aprender a preparar lanches saudáveis, tocar instrumentos musicais, participar de apresentações artísticas e, ainda, receber a visita de super-heróis. 

“A gente gosta muito do hospital porque eles tentam amenizar da melhor forma essa questão da doença, que já é um desconforto você estar em um lugar assim, pelo motivo que a gente está. É uma doença difícil de lidar e a gente acaba tendo todo esse apoio, até mesmo psicológico e emocional deles, desse cuidado que a gente vê com os filhos que a gente tem, porque não tem jeito. Aquela história: quando você vê alguém cuidado bem do seu filho, você automaticamente gosta daquela pessoa”, comenta Vanessa.

A coordenadora de Humanização do Oncológico Infantil, Paula Viana, explica que desde a inauguração, em outubro de 2015, a unidade preza pelo atendimento humanizado aos pacientes. “A gente tem que se responsabilizar pela vida dessas crianças de forma ampla e integral, não apenas a saúde. E, aqui, todos entram no clima. O trabalho tem se desenvolvido bastante com a ajuda de voluntários de bom coração que doam tempo para trazer um pouquinho de alegria para os pacientes”, conta a colaboradora. 

Dentre os projetos de humanização do hospital destacam-se o “Sou Super-Herói”, por meio do qual, uma vez por mês, colaboradores trocam o uniforme padrão da unidade por fantasias de heróis e personagens infantis, e o “Canto do Chef”, que oferece aulas de culinária saudável às crianças e adolescentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde