HEAN celebra Dia Mundial do Coração com palestras e ação social

Para celebrar o Dia Mundial do Coração, comemorado dia 29 de setembro, e levar conscientização sobre enfermidades cardiovasculares, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu ações para seus colaboradores e para a população residente na localidade.

A primeira atividade foi realizada na manhã do dia 28, na Praça da Ladeira, onde os moradores do bairro do Caju foram novamente beneficiados pelo “HEAN Presente”, ação que aproxima o hospital da população oferecendo orientações e serviços de saúde. Em alusão ao dia, os membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, reuniram-se para oferecer orientações sobre hipertensão, tabagismo e aferição de pressão arterial. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17,5 milhões de pessoas são vítimas de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, que podem levar ao óbito. Estima-se que, em 2030, mais de 23 milhões de mortes sejam causadas por essas doenças. 

O Centro de Estudos do HEAN recebeu a visita da médica pesquisadora do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e especialista em Cardiologia Pediátrica, Regina Müller, para ministrar a palestra “Prevenção Cardiovascular”. Em sua apresentação, Regina falou sobre doenças cardiovasculares, destacando que é a principal causa de mortalidade no mundo. Abordou também sobre fatores de risco cardiovasculares (sobrepeso e obesidade, diabetes, pressão arterial elevada, dislipidemia, tabagismo e sedentarismo) e febre reumática.

No mesmo dia, o educador físico, Guilherme de Freitas, ministrou palestra enfatizando que a atividade física e uma boa alimentação são as melhores formas de prevenção de doenças cardiovasculares.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde