Hospital Metropolitano atendará romeiros durante procissões do Círio de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora é o sentimento que move aproximadamente dois milhões de fiéis nas diversas romarias do Círio de Nazaré, em Belém (PA). E para atendimento aos romeiros, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) vai participar de três momentos distintos da festa católica do povo paraense, disponibilizando uma equipe composta por enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, além de residentes de diversas áreas da saúde.

Na próxima sexta-feira, 07/10, das 6h às 18h, um posto de atendimento será montado em frente à unidade, na BR-316, para prestar assistência aos romeiros oriundos de outras cidades. No local, serão disponibilizados curativos, avaliação e massagem dos pés, além de distribuição de lanche e água. Também haverá aferição de pressão e glicemia.

Os colaboradores do Hospital Metropolitano também atuarão no Círio Fluvial, que vai ocorrer sábado, 08/10. Haverá atendimento avançado, dispondo inclusive de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com equipamentos de urgência e emergência. A estrutura ficará disponível na balsa montada em uma das embarcações das forças armadas.

Na grande procissão do próximo domingo, 08/10, a unidade de saúde atuará com aproximadamente 40 voluntários, treinados em parceria com a Cruz Vermelha. A equipe terá como base de apoio o posto de atendimento instalado na Caixa Econômica Federal. No local, serão realizados os primeiros atendimentos aos romeiros. E caso haja necessidade, será providenciado transporte para outras unidades de saúde.

O Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros. Nas diversas procissões, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros paraenses, de várias regiões do país e até do exterior. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde