HEAPN promove palestras no Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), promoveu duas palestras, na terça-feira (27/09), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. O médico neurologista Ricardo Martello, coordenador da CIHDOTT, falou sobre o processo de morte encefálica e explicou todo o protocolo.

Na segunda etapa, o enfermeiro Gilberto Malvar esclareceu as principais questões que envolvem a doação de órgãos, como por exemplo, como a equipe da CIHDOTT aborda um familiar que perdeu um ente querido. 

Ao todo, 105 colaboradores participaram das palestras, no auditório da unidade. Houve ainda a distribuição de folhetos informativos, brindes e o sorteio de camisas com o logo “Doe + Vida”, uma campanha do Programa Estadual de Transplante (PET).

Para reforçar a campanha Setembro Verde, colaboradores trabalharam vestidos com a cor verde. A diretora Assistencial do HEAPN e presidente da CIHDOTT, Laura Arruda, destacou a importância deste evento. “Todo o hospital precisa saber como funciona esse processo de captação e doação de órgãos. Para isso, a equipe da CIHDOTT, constantemente, conversa e treina os colaboradores”, ressaltou.

De janeiro a setembro deste ano, o HEAPN já enviou ao Programa Estadual de Transplante (PET) 55 notificações de Potencial Doador em Morte Encefálica. No mesmo período, a unidade contabilizou 26 doações de órgãos. O enfermeiro da CIHDOTT, Gilberto Malvar, destaca que, de acordo com o relatório enviado pela Câmara Técnica Estadual de Transplante de Córneas, o HEAPN lidera a lista de captações de córneas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde