Cinema para pacientes do HEAN

O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), que promove ações para melhorar a qualidade de vida dos internados no Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), iniciou neste mês o projeto Cine Anchieta. A ideia consiste na exibição de filmes nas enfermarias com o objetivo de amenizar o ambiente hospitalar e aliviar o estresse dos pacientes.

“O confinamento na unidade, a distância dos familiares, a própria doença, tudo isso desestabiliza emocionalmente os internados, o que pode fazer com que o tempo de internação dure até mais. As ações de humanização promovem um momento de relaxamento que refletem no sucesso do tratamento”, destacou o coordenador do GTH, Thiago Cachaldora.

Para o projeto piloto foram escolhidos curtas-metragens de animação, para promover apenas o relaxamento e a distração. “Acompanhamos as reações dos pacientes e perguntamos o que eles gostariam de assistir. Prestamos atenção nas emoções que são despertadas durante a exibição, para termos a certeza que não há recordações ruins”, explicou a psicóloga Lídia Farias, que participa do projeto.

“Eu gostei, eu estava muito estressada hoje, os desenhos me fizeram esquecer o tempo”, comentou a paciente Maria das Graças de Farias, de 70 anos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde