Nutrição do HEAN promove evento de capacitação

Nos dias 19 e 20 de setembro, o setor de Nutrição do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu o evento “Nutrição em foco”, com dois temas ligados à realidade dos internados em ambiente hospitalar. As palestras tiveram alcance multidisciplinar e foram promovidas principalmente para nutricionistas, fonoaudiólogos e o corpo de enfermagem.

No dia 19, a nutricionista convidada Luciane Barboza falou sobre “Diarreia no Paciente Hospitalizado”, abordando temas como bactérias presentes no trato gastrintestinal (TGI), o papel das fibras alimentares, nutrição enteral, complicações da diarreia e diarreia pós-antibióticos.

Já no dia 20, a nutricionista Andrea Pelliccione abordou a “Disfagia”, que é a dificuldade de ingerir alimentos, muito comum, principalmente em pacientes idosos. O problema envolve a alimentação dos internados e, consequentemente, sua recuperação no pós-operatório. “Alguns hospitais seguem o protocolo da disfagia, que envolve vários profissionais no problema, o que é ideal”, disse Andrea.

Também foi exibido um vídeo que mostrou que 30% dos pacientes vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) desenvolvem a disfagia, assim como de 52% a 82% dos indivíduos com Alzheimer e cerca de 60% dos idosos que estão em instituições de longa permanência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde