Hospital Galileu distribuí mudas a usuários

Ao receber alta médica do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, o agricultor Álvaro Roberto, de 57anos, foi surpreendido com um presente: uma muda para plantar em casa. Contente com a iniciativa, ele disse que se sentiu ainda mais motivado a melhorar. “Trabalho com plantação, e receber essa planta me fez sentir vontade de voltar a trabalhar logo e ir lá pra casa”, afirmou o morador do município de Garrafão do Norte, nordeste do Pará.

O usuário José Roberto, de 28 anos, também aprovou a doação. “Achei uma coisa muito legal receber essa muda. É uma data que pouca gente lembra”, disse. A data a que o pescador se refere é o Dia da Árvore, celebrado na quarta-feira, 21/9. No HPEG, a data foi marcada pela entrega de mudas para os pacientes que receberam alta, com o intuito de estimular a preservação do meio ambiente. As mudas foram doadas pela Secretária de Meio Ambiente de Belém.

Segundo o supervisor administrativo do Hospital Galileu, Sandro Mendes, é necessário o envolvimento de todos nessa causa. “A qualidade de vida está diretamente ligada às relações entre o homem e a natureza, portanto, a mudança de ‘velhos’ hábitos diários permite a oportunidade de desenvolver de forma individual ou coletiva ações que podem ajudar a solucionar os problemas ambientais. Dessa forma, a partir deste pequeno gesto, o hospital visa mostrar a importância da conservação de um meio ambiente saudável no presente e para o futuro”, argumentou o colaborador.

Preservação

A sustentabilidade é um dos princípios institucionais do Hospital Público Estadual Galileu. Além da distribuição de mudas a usuários, a unidade desenvolve outras iniciativas de estímulo ao cuidado com o meio ambiente, como campanha de consumo consciente de energia elétrica e palestras educativas para usuários, realizadas três vezes por semana, sobre assuntos relacionados à sustentabilidade.  

Neste mês, a unidade foi premiada por participar da campanha internacional “Desafio 2020: A Saúde pelo Clima”, comprometendo-se a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O HPEG também foi homenageado durante a 9ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, em decorrência da apresentação de dois projetos sustentáveis.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde