Hospital Regional de Marabá leva serviços à comunidade

Moradores da Folha 6, em Marabá (PA), foram beneficiados neste sábado, 24/9, com diversos serviços durante ação social e de saúde realizada na escola Professora  Albertina Sandra Moreira dos Reis. O evento recebeu o apoio do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), que disponibilizou consulta médica, avaliação nutricional, aferição de pressão e teste de glicemia. Mais de 500 atendimentos foram realizados durante a programação. 

A família do técnico de Enfermagem César Renan, de 31 anos, foi uma das beneficiadas na ação. Além da esposa e do filho pequeno, a sogra e os sobrinhos também receberam atendimento. “Trazer esses serviços para dentro da comunidade é muito bom para todos”, comentou. 

Quem também aproveitou para ir ao médico foi a doméstica Francisca de Assis da Silva, de 55 anos. Ela chegou ao consultório com a taxa de glicose altíssima e dores no estômago. Foi atendida pela médica do HRSP, Dayane Vieira, que identificou que as dores eram resultado do uso incorreto do medicamento. “Estava sentindo uma queimação, não aguentava mais. Hoje nem tinha tomado o remédio justamente por isso. Achei tudo maravilhoso aqui”, disse. 

De acordo com o diretor Geral do hospital, Valdemir Girato, a participação do HRSP se deu por meio do projeto “Hospital Regional Amigo da Comunidade”, que é realizado desde 2013 pela unidade. Nas sete edições anteriores, a iniciativa atendeu moradores de quatro bairros, duas vilas rurais e da aldeia Kyikatejê, todos em Marabá.  

“O projeto tem o objetivo de aproximar a unidade dos usuários do Sistema Único de Saúde e estimular ações preventivas para que as pessoas tenham uma vida saudável e não precisem de internação hospitalar”, explicou o administrador.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde