Consultor médico Corporativo em Segurança do Paciente da Pró-Saúde fará palestra no HU

O médico Fernando Paragó, consultor médico Corporativo em Segurança do Paciente da Pró-Saúde, irá proferir palestra para 150 profissionais da área de saúde no dia 28, próxima quarta-feira, no Hospital Universitário (HU) de Jundiaí (SP). O tema tem sido cada vez mais abordado no mundo inteiro depois que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, na década de 90, indicou que os erros de cuidado à saúde causavam em média de 44 a 98 mil eventos adversos ao ano nos hospitais daquele país.

No Brasil, os problemas mais comuns estão relacionados à troca de medicamentos e quedas. Para evitar estas e outras situações que podem prejudicar e agravar o quadro clínico de pessoas que já estão doentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 2004 seis metas que visam garantir a segurança do paciente.

As metas serão abordadas durante a palestra de Paragó, que irá falar sobre o objetivo de cada uma e como é possível atendê-las na prática. As metas são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; garantir a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; assegurar o local, procedimento e paciente correto nos casos de intervenção cirúrgica; reduzir os riscos de infecções hospitalares; e reduzir os riscos de lesões aos pacientes decorrentes de quedas.

Paragó é cirurgião geral formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especializou-se em cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e estudou Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Rio de Janeiro.

O evento é promovido pelo Hospital Universitário e pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com o apoio da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico do HU que deve culminar na conquista de certificações relevantes no setor de saúde.

A palestra ocorrerá no Anfiteatro do Hospital Universitário, a partir das 10h30.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde