Hospital Yutaka Takeda promove a 1ª Jornada de Humanização

Buscando consolidar o princípio de humanização entre os colaboradores, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará, está realizando, desde 19/9 a 1ª Jornada de Humanização da unidade.

O evento, organizado pela Comissão de Humanização, do hospital tem como objetivo divulgar para os colaboradores o programa de humanização e os projetos implantados pela comissão. Para isso, várias ações com o intuito de mostrar a importância de prestar um atendimento humanizado ao usuário, foram criadas, entre elas: a utilização do Diálogo de Segurança e Saúde (DSS) abordando o tema humanização, blitz setoriais com dinâmicas de perguntas e respostas com foco nos conceitos e ações de humanização no ambiente hospitalar e sobre a execução dos projetos realizados pela comissão. Por meio de ligações telefônicas, também estão sendo realizadas perguntas surpresas para os colaboradores sobre o programa de humanização.

O evento ocorrerá até o dia 30/9 e contemplará todos os setores do hospital.

Projetos

O Hospital Yutaka Takeda realiza diversas ações de humanizações, a exemplo do projeto “Amigo do Peito”, no qual usuárias são orientadas pela equipe multidisciplinar, sobre as técnicas corretas de amamentação. Buscando reduzir o estresse provocado pelo período da internação, o “Momento Divertix” incentiva as crianças internadas a soltarem a criatividade, para isso, eles recebem um kit de pintura.

As crianças também são encorajadas a enfrentarem o medo de vacina. Para isso, o hospital concede o “Certificado de Coragem” aos pequenos pacientes que não choram quando são vacinados.

Além dessas ações, há ainda o “Momento de Fé”, que acontece às quintas-feiras e envolve usuários e colaboradores. Eles são convidados a participarem de celebrações religiosas que são feitas na unidade.

Um dos destaques na aplicação do princípio de humanização da unidade é o “Mural do Bebê”, no qual são realizados registros dos bebês que nascem no HYT e as fotos são expostas no mural. Há ainda o “Passatempo no HYT”, no qual enquanto espera para realizar consulta ou exame, ele faz uma atividade diferente, que pode ser caça-palavras, cruzadinhas ou jogos dos setes erros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde