Hospital Galileu conscientiza sobre descarte correto do lixo e doa sementes

O aposentado Adalberto Pastana aproveitou o último sábado, 17/9, para visitar a Praça Batista Campos. Enquanto realizada uma caminhada, ganhou uma semente e visualizou o recolhimento de lixo reciclável. As ações foram das equipes do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG). “Considerei uma boa ideia. Que isso possa se repetir. É importante preservar a natureza”, avaliou Adalberto.

A doação e muda e a conscientização sobre o descarte correto de lixo foram atividades da primeira caminhada ecológica do HPEG, realizada dentro do programa “Qualidade de Vida”, voltado exclusivamente para os colaboradores. A ideia foi promover uma ação que agregasse atividade física com sustentabilidade, um dos princípios do Hospital Galileu.      

A coordenadora do Recursos Humanos, Léa Azevedo, explicou que o programa Qualidade de vida tem como foco a saúde do colaborador. “Com isso, montamos a caminhada. E unimos isso a sustentabilidade”, disse. No total, 25 sacos plásticos foram utilizados no recolhimento a lixos recicláveis e 70 sementes foram distribuídas ao público que frequenta a praça. “Foi uma forma de contribuir com o meio ambiente. A ideia de plantar teve o significado de que devemos semear para que possamos ter um meio ambiente melhor”, comentou Léa. No ato da entrega da semente, os colaboradores abordavam temáticas em defesa do meio ambiente.

Adalberto avaliou que a ação foi interessante, sobretudo, por se tratar de um hospital público. “Que isso sirva de exemplo para empresas e fábricas que trabalham poluindo o ambiente. Um hospital que, teoricamente, trata da saúde, trouxe um tema fundamental e que considero importante. Dou nota 10 para o Galileu”, considerou. O coordenador de suprimentos do HPEG, Augusto Constantino, foi um dos colaboradores que se engajou na causa. “Não é só recolher o lixo, mas sim conscientizar. E fazemos isso caminhando e cuidando da nossa saúde”, ressaltou. “A questão da sustentabilidade é fundamental, e nos faz pensar no futuro das crianças. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza que a cidade ficará melhor”, enfatizou.

O enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Diego Santos, considerou que a ação uniu dois temas importantes. “Literalmente, semeamos uma nova semente. E é importante ressaltar que um ambiente limpo, previne doenças infecciosas, então, trazemos esta nova vertente”. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde