Sustentabilidade foi o tema da 2ª SIPAT do Hospital Galileu

Com o tema “Segurança, Prevenção e Sustentabilidade: uma questão de atitude”, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) promoveu a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada entre os dias 12 a 16/9. A programação teve assuntos variados, abrangendo temáticas como Reaproveitamento de Alimentos, Acidentes de Trabalho, além de atividades como ginástica laboral e aulas de defesa pessoal.

O supervisor da manutenção, Valdecyr Viana, foi um dos participantes da palestra Prevenção de Combate à Incêndio, ministrada pelo Engenheiro Ambiental Rodrigo Lima. “Foi muito bom para reforçar as nossas práticas de prevenção para combate de incêndio. O Hospital já dispõe de brigadistas, mas é bom ter um reforço a mais para relembrar e, caso precise, pôr em prática”, afirmou. De acordo com Valdecyr, teorias e ideias novas para prevenir um caso de sinistro foram assuntos interessantes. Rodrigo Lima ponderou que a ideia também foi de explicitar como utilizar equipamentos, e como evitar o sinistro sem a estrutura adequada, caso o colaborador esteja na sua própria residência, por exemplo. “Transmitimos, de forma lúdica, o conhecimento básico, para mostrar a todos como utilizar um equipamento como extintor. E como seria a atuação do colaborador, caso não tenha equipamentos”, avaliou.   

Paralelamente, a programação envolveu massagens para relaxar o corpo e a mente dos colaboradores. O massoterapeuta Thiago de Paula afirmou que desenvolveu um trabalho cujo foco foi a qualidade de vida, evitando problemas como tendinite e cansaço físico. A técnica de enfermagem Roberta Pereira considerou a iniciativa válida. “Amei a programação. Me senti confortável e relaxada”, garantiu.

A gerente de apoio do Hospital Galileu, Giovana Gross, enfatizou que a II Sipat do Hospital Galileu teve uma adesão significativa. “Os colaboradores participaram e observaram o quanto é importante ter esse conhecimento de diversas áreas, não apenas da parte de proteção, assim como de segurança e da saúde do colaborador”. Segundo Giovana, a temática de sustentabilidade foi um sucesso. “A ideia foi trazer para os colaboradores o quanto é importante se preocupar não apenas com a sua casa, mas sim, com todo o planeta”.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde