HU investe na formação de 195 novos brigadistas de incêndio

O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí está investindo na formação de 195 novos brigadistas de incêndio. A ação visa atender a Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que leva em consideração o número de funcionários e o grau de risco da empresa, no caso do HU é considerado baixo. As atividades de formação tiveram início em agosto e devem ser concluídas até janeiro de 2017.

Como nas demais empresas, a equipe de brigadistas é formada por colaboradores. Todos passam por treinamento para prestar o primeiro atendimento em situações de emergência. Dentre as atribuições estão: prestar ajuda às pessoas, empregar equipamentos de forma segura, conhecer os extintores indicados para cada tipo de fogo, atuar diariamente na prevenção de riscos entre outras funções.  Com a chegada do socorro especializado, os brigadistas passam a atuar como apoio.

A coordenação do treinamento dos brigadistas do HU está sob a responsabilidade do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) . A cada mês estão sendo capacitados 33 novos brigadistas, que participam de treinamento que inclui teoria de combate a incêndio, prática de combate a incêndio e teoria e prática de primeiros socorros.  A capacitação ocorre em uma empresa especializada, Rochácara Ecofire, que fica em Itapecerica da Serra, São Paulo. O próximo grupo irá fazer o treinamento nesta sexta-feira, dia 23/09.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde